No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Duas startups de Viseu vão estar presentes na próxima semana na Web Summit, em Lisboa. São elas a Wave e a Quizzability, projetos que foram distinguidos em setembro último no Hackathon Viseu Dão Lafões, organizado pela Comunidade Intermunicipal.
Ambas as startups garantem que irão representar na Web Summit o tecido empresarial e empreendedor da região de Viseu, depois de terem ganho destaque no panorama regional do empreendedorismo.
Os dois projetos encaram a participação num dos principais eventos tecnológicos mundiais como “uma plataforma única” para apresentarem as suas inovações a nível global. “Estes projetos estão prontos para compartilhar as suas visões e conquistas, enquanto pretendem alcançar oportunidades para parcerias e investimentos que as ajudarão a expandir e a criar um impacto positivo no mundo”, frisam os seus responsáveis em comunicado.
A Wave busca imortalizar memórias pessoais numa “sinfonia da vida”, transformando todos os momentos, experiências e vivências em sensações reais e vendendo peças decorativas, porta-chaves, colares e pulseiras.
O projeto foi criado por André Almeida, Isménio Camará, Nicole Pocepicky e Rodrigo Freitas, formados no Instituto Politécnico de Viseu, e visa fazer com que as pessoas ‘sintam’ o seu próprio som. A Wave procura “capturar e preservar as memórias” de cada pessoa, permitindo criar lembranças físicas de “valor inestimável”, sendo que já ganhou vários prémios de empreendedorismo.
Já a Quizzability, desenvolvida por Narciso Antunes, que é também professor e investigador, criou uma plataforma voltada para o ensino da sustentabilidade, desenvolvendo uma ferramenta de apoio à aprendizagem dos tópicos do desenvolvimento sustentável. O projeto foi concebido após uma década de experiência em projetos da área.
A Quizzability criou uma abordagem que “revoluciona a forma como alunos e trabalhadores aprendem acerca de questões cruciais de relativas aos problemas sociais, económicos e ambientais” com uma plataforma que torna o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz.
A Quizzability, que também conquistou diversos prémios de empreendedorismo, diz que encara a Web Summit como uma oportunidade para “desenvolver mais mercados e parcerias” e para obter o investimento necessário para continuar a desenvolver a sua plataforma, incluindo “uma ferramenta dedicada, baseada em inteligência artificial e gamificação”.
A Quizzability venceu o segundo prémio do Hackathon Viseu Dão Lafões deste ano, tendo recebido 1.500 euros. Já a Wave ficou em terceiro lugar, com 500 euros. O concurso foi ganho por um outro projeto, HealthCare Support Center, criado por Paulo Nogueira, Luís Ribeiro e Simão Ribeiro, que receberam 3.000 euros.