A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A fábrica da Stellantis em Mangualde arrancou esta terça-feira (1 de outubro) com a produção em série de veículos elétricos.
O centro de produção da multinacional deu hoje início ao fabrico de oito modelos elétricos do grupo. São eles o Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, o Fiat e-Doblò, o Opel Combo-e e o Peugeot E-Partner e E-Rifter, nas versões de passageiros e de comerciais ligeiros.
As viaturas vão ser destinadas aos mercados nacional e de exportação. A produção em série arranca depois de, no mês de julho, ter-se iniciado o fabrico das primeiras unidades pré-série. Na altura, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou que a empresa investiu cerca de 30 milhões de euros para adaptar a fábrica de Mangualde.
Já no ano passado, o presidente executivo tinha apontado o arranque da produção de veículos elétricos a bateria para o início de 2025, mas a meta foi entretanto antecipada.
A Stellantis Mangualde também liderou uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial com o projeto “GreenAuto”, que reuniu 37 entidades parceiras e envolveu um investimento conjunto de 119 milhões de euros. Agora, revela a multinacional automóvel em comunicado, o centro de produção de Mangualde “torna-se na primeira fábrica, em Portugal, a produzir veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros elétricos a bateria, de grande série”.
Também segundo a Stellantis, com este arranque da produção, os clientes nacionais podem, pela primeira vez, comprar e beneficiar de viaturas elétricas de grande série produzidas em Portugal “enquanto contribuem para a economia, o Produto Interno Bruto e a mobilidade sustentável em Portugal”.
“Estando na linha da frente em termos de inovação, a Stellantis e o seu Centro de Mangualde colocam os melhores e os mais avançados produtos ao serviço dos clientes, apostando na descarbonização e proporcionando uma mobilidade segura, acessível e ambientalmente responsável”, acrescenta o grupo automóvel.
A fábrica fez ainda mudanças na sua área industrial, com destaque para a criação de uma nova linha de montagem de baterias para os veículos elétricos. A nova área de mais de 800 metros quadrados levou à criação de 63 novos empregos e à “formação específica” de toda a equipa técnica.
Nos primeiros nove meses deste ano, a unidade automóvel já produziu 63.400 viaturas. Em Portugal, o grupo é líder do mercado nos veículos comerciais ligeiros, com uma quota de 45 por cento, e também nos furgões 100% elétricos, com 32% de quota de mercado.
Na mesma nota, a Stellantis também destaca que o Centro de Produção de Mangualde é “um pilar” na concretização do seu objetivo de liderar o mercado mundial de veículos comerciais e da estratégia de eletrificação das suas marcas.
Também entre os objetivos do grupo, está o de alcançar emissões líquidas neutras em carbono até 2038 em todas as suas atividades.