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Margarida Benedita
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Joaquim Alexandre Rodrigues
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Rita Mesquita Pinto
O grupo automóvel Stellantis está a preparar o aumento da capacidade produtiva da fábrica de Mangualde de 12 para 18 veículos por hora, anunciou a empresa que também tem a intenção de criar um quarto turno diário e de avançar com uma unidade de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo (UPAC).
As metas constam na documentação que a Stellantis preparou para o pedido de renovação da licença ambiental da fábrica que começou recentemente a produzir veículos elétricos. A notícia é avançada pelo jornal económico digital Eco e citada pelo Jornal de Negócios.
O objetivo da renovação do pedido ambiental passa por, refere a Stellantis nos documentos, “incorporar futuras alterações e projetos” na unidade industrial que emprega 832 trabalhadores.
“Todas as alterações relacionadas com a implementação de novos equipamentos ou procedimentos de trabalho terão lugar dentro das instalações já existentes, não se encontrando previsto qualquer aumento de área produtiva. Por outro lado, a instalação da UPAC envolverá a ocupação de um terreno novo, adjacente ao atual perímetro fabril, com a área total de 13.450 metros quadrados”, pode ler-se na avaliação de impacte ambiental.
Fonte oficial do grupo referiu ao Eco que os indicadores são exigidos para que se possa calcular o impacto máximo possível da unidade industrial no âmbito desta renovação. “A fábrica não irá, para já, passar a produzir 18 veículos por hora ou constituir uma quarta equipa, mas é para prever esse cenário”, acrescenta.
Caso o pedido seja aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o centro de produção da Stellantis em Mangualde fica preparado para vir a produzir mais seis carros por hora.
Uma hipótese que faz com que, num cenário de laboração contínua e mantendo os dois períodos de paragem anual, corresponderia a uma produção efetiva de 117.932 viaturas por ano. O pedido de renovação da licença ambiental está agora na fase de consulta pública até 25 de novembro.
Atualmente, a Stellantis Mangualde funciona com três turnos diários de segunda a sexta-feira, que são complementados com um ou dois turnos ao fim de semana. As interrupções de laboração estão programadas para duas semanas em agosto e uma semana e meia em dezembro.
No início deste mês de outubro, a fábrica começou a produzir veículos elétricos em série das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot nas versões de passageiros e de comerciais ligeiros. Nos primeiros nove meses deste ano, o centro de produção fabricou 63.400 viaturas.
A Stellantis Mangualde é considerada a segunda maior fábrica automóvel de Portugal, sendo apenas ultrapassada pela Autoeuropa, que produz veículos Volkswagen em Palmela. Para este ano, é esperado um novo recorde de produção em Mangualde, com um crescimento de 5 por cento para os 87 mil veículos.
Mais recentemente, a administração garantiu que a fábrica não ia encerrar depois de o CEO da Stellantis, Carlos Tavares (que vai abandonar o cargo em 2026), ter alertado para o fecho de fábricas na Europa devido à concorrência chinesa.