Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O concelho de Tarouca vai ter um núcleo dedicado à garantia para a infância, que pretende prevenir e combater a pobreza e exclusão social das crianças e jovens. A autarquia e várias entidades locais assinaram esta terça-feira (15 de outubro) o protocolo de parceria para a implementação do grupo.
O ato decorreu na reunião do Conselho Local de Ação Social, onde também foi apresentado o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022 – 2030. O município de Tarouca explica que o novo núcleo vai garantir que as medidas previstas no plano nacional sejam aplicadas no concelho, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento das crianças e jovens locais.
A vereadora da Ação Social e Educação na Câmara, Susana Gouveia, destacou as medidas tomadas para apoiar os mais novos como o vale de 25 euros para o material escolar, a isenção do pagamento das refeições escolares para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, o transporte escolar gratuito e os horários prolongados gratuitos.
O município salienta que a importância de “trabalhar as realidades localmente” é fundamental para o sucesso da garantia para a infância e que os núcleos locais garantem uma abordagem “mais adaptada e eficaz” e um impacto “real e positivo” das medidas na vida das crianças.
“Esta proximidade com a realidade local assegura uma melhor coordenação e implementação das ações, promovendo um ambiente mais inclusivo e equitativo para todas as crianças”, sublinha a autarquia.
A Garantia Europeia para a Infância é uma iniciativa da União Europeia que visa combater a pobreza e a exclusão social entre as crianças e assegurar que todas elas tenham acesso a serviços essenciais como educação, saúde, habitação e nutrição, independentemente da sua condição socioeconómica.