Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Brás
por
Miguel Longras
por
Jorge Marques
A Tavfer assinou uma parceria desportiva com a Landeiro KTM ACR Roriz Cycling Academy. Uma colaboração que tem como base a formação de novos ciclistas. Explica a equipa de Mortágua que o acordo “representa um passo significativo na nossa aposta na juventude e no desenvolvimento do ciclismo português”. Com esta parceria os ciclistas da equipa Landeiro KTM podem seguir em frente na carreira de ciclistas no escalão profissional com integrando a Tavfer.
A equipa de Mortágua lembra que “a transição do escalão júnior para o profissional no ciclismo português é frequentemente um desafio significativo para os jovens atletas” e que “a escassez de equipas sub-23 em Portugal cria uma lacuna crucial no desenvolvimento dos ciclistas, dificultando a progressão natural e gradual na carreira”.
Por isso, a Tavfer entende que parcerias como a que agora assinou “são de vital importância” porque oferecem aos jovens ciclistas “um caminho estruturado e suporte necessário” para se adaptarem “às exigências do ciclismo de elite e manterem-se motivados a perseguir uma carreira profissional”.
Ciclista diz que é “uma sensação incrível” integrar Tavfer
A parceria foi assinada há poucos dias e já há uma contratação que resulta deste acordo. O ciclista brasileiro Guilherme Lino assinou pela Tavfer e vai integrar o pelotão da equipa. A Tavfer recorda que o ciclista é o atual campeão pan-americano júnior e que a chegada de Guilherme Lino ao pelotão profissional da Tavfer é “o testemunho do sucesso que esperamos alcançar com esta nova colaboração que reforça a estratégia da equipa de recrutar talentos promissores para o ciclismo profissional”.
À comunicação da equipa de Mortágua, Guilherme Lino diz que tem como objetivo conseguir ser campeão nacional e campeão nacional e campeão pan-americano no primeiro ano na categoria sub-23 e ser capaz de triunfar numa competição europeia. “Estou determinado a trabalhar duro para alcançar essas conquistas. Fazer parte da Tavfer é uma sensação incrível, estou muito feliz. O meu sonho sempre foi entrar em uma equipa profissional, e agora isso se tornou realidade. Atualmente estou no meu último ano do ensino médio (ensino secundário), é um desafio equilibrar os estudos com a carreira desportiva, mas considero isso fundamental para meu desenvolvimento”, explicou o ciclista.
Xavier Silva fala no “momento certo” para assinar parceria
Na Tavfer, tanto o manager, Xavier Silva, como o diretor desportivo Gustavo Veloso asseguram que este é um acordo que vai beneficiar o surgimento de mais talentos para o ciclismo. Xavier Silva fala mesmo no “momento certo para avançar com esta parceria”. “A partir deste momento, iremos acompanhar de muito perto os atletas das camadas jovens, para que, de uma forma conjunta, se criem mais e melhores condições para o seu desenvolvimento, não só como atletas, mas também como seres humanos. A contratação do Guilherme foi a primeira ao abrigo desta parceria, num ano em que fizemos uma aposta muito grande na juventude. Os três novos nomes na equipa, todos eles têm abaixo de 19 anos, sendo esta uma atitude que nos orgulha de poder continuar a contribuir para a formação de jovens atletas”, vincou à comunicação da equipa de ciclismo de Mortágua.
Já o diretor desportivo, Gustavo Veloso explica que o papel da Tavfer é acompanhar os atletas “para conhecer os atletas e as suas possibilidades futuras” e acrescenta que “para as equipas de formação, é uma motivação extra saber que estão a ser acompanhados e seguidos por uma equipa profissional, criando uma sinergia benéfica para ambas as partes”.
Gustavo Veloso desvenda que no pelotão profissional da Tavfer vão estar 4 atletas sub-23 nesta época desportiva e que, na próxima, o objetivo é manter esta linha. “A renovação é uma parte importante para qualquer equipa, dando oportunidades a novos atletas. É igualmente importante ter atletas experientes, portanto os nossos atletas mais velhos irão funcionar como mentores e criar uma dinâmica positiva para todos, com vista a atingir os objetivos da equipa”, justifica Gustavo Veloso.
Renovações confirmadas e duas saídas seladas
João Matias que é, ao mesmo tempo vice-presidente da ACR Roriz e ciclista profissional da Tavfer, entende que a parceria estabelecida é “um passo positivo para ambas as equipas”. “Temos uma equipa profissional, que aposta na juventude com provas dadas, a analisar de perto os atletas de uma equipa de formação, também com um histórico comprovado de lançar muitos atletas para o profissionalismo. Esta proximidade permitirá um melhor aconselhamento e apoio no trabalho desenvolvido”, sustenta.
Para a nova época, João Matias continuará a ser aposta na Tavfer. Ao ciclista juntam-se outros atletas que já renovaram com a equipa de Mortágua. São eles Leangel Linarez, Bruno Silva, António Barbio, Gonçalo Carvalho, César Martingil, Francisco Morais, Angel Sanchez, Andrés Taboada e Rafael Barbas. Em sentido contrário deixam a equipa de Mortágua Nicolas Saenz e Gonçalo Amado.