No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O programa Cultura no Dão vai continuar com alguns eventos previstos para os concelhos de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo entre finais de agosto e o mês de setembro.
A 31 de agosto, Nelas vai receber o espetáculo multidisciplinar e itinerante “Nas Cores da Beira”, que junta atores profissionais, artistas de circo e populares. Já Mangualde vai acolher a peça a 2 de setembro, no Largo Dr. Couto. Penalva do Castelo recebe o evento no dia 4 em frente à Câmara Municipal. O espetáculo está agendado para as 21h30 nos três concelhos.
“Nas Cores da Beira” conta a história de uma mulher beirã de nome Maria e do lisboeta Ilídio, um jovem casal que vive uma história de amor numa aldeia do interior. Segundo explica a organização em comunicado, os integrantes do elenco foram escolhidos num casting realizado em maio.
Ainda em setembro, no dia 19, o Largo Dr. Couto em Mangualde recebe o concerto dos Basilda, uma banda do Porto que vai apresentar ao vivo as músicas do álbum “Keep on Dancing”. A atuação está marcada também para as 21h30.
Até setembro, a autarquia de Nelas vai organizar um programa de animação de verão com espetáculos de teatro, arte a céu aberto, artesanato, concertos de jazz e a ação de turismo cultural “Das Lagaretas Medievais ao Vinho do Dão”, que decorrerá na manhã de 4 de setembro em Santar.
Já o festival de artes performativas “Habitua-te”, que decorria todos os anos em Carvalhal Redondo, será reagendado com novas datas.
Mangualde recebeu no passado fim de semana a iniciativa “Verão Estrelas”, que propôs concertos intimistas misturados com observações de astros na Serra das Pousadas.
O programa Cultura no Dão propõe um total de “dezenas de eventos itinerantes, com o intuito de contribuir para apoiar os agentes culturais e estimular a dinâmica económica, bem como valorizar o património artístico-cultural da região, a sua identidade e comunidades, reforçando a atratividade do território e o incremento do seu valor turístico”, segundo a organização.