Cinco piscinas, um rio sensorial subterrâneo e cascatas dignas de Bali. Tudo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A companhia Trigo Limpo Teatro ACERT apresenta esta sexta-feira e amanhã, sábado, a peça “Teatro Paraíso”, uma ode às antigas bibliotecas itinerantes que costumavam circular pelo interior rural de Portugal.
Uma carrinha transformada num auditório sobre rodas com capacidade para mais de 60 pessoas, inspirada nas bibliotecas itinerantes assim como nos cinemas ambulantes que circulavam por Portugal. Estes pequenos centros de cultura itinerantes muito contribuíram para o aumento do gosto pela leitura, pelo cinema e de um modo geral ajudou a aumentar a literacia, especialmente no que à cultura diz respeito.
“Teatro Paraíso” conta a história de três netos que, ao receberem do avô uma carrinha de cinema ambulante, devem continuar o seu legado. O público é convidado a participar, ajudando os netos a “transformar a dificuldade em espetáculo”. “Sem defraudar quem os acompanha, os netos recorrem à memória, à linguagem teatral e musical, que os projeta num desafio coletivo e envolvente”, detalhou a ACERT, em comunicado.
Com texto e encenação de José Rui Martins, esta peça conta interpretações de Afonso Cortez, José Abrantes, Maria Ferreira e Mia Henriques. A peça integra-se no projeto “Palavra Ambulante”, que pretende levar os espetáculos até diversas localidades neste auditório ambulante, “reforçando a presença da palavra enquanto elo entre diferentes expressões artísticas”, assumiu a ACERT.
No dia 4 às 21h30 e dia 5 tanto às 16h00 como Às 21h00, os espetáculos são apresentados em Tondela e revertem na totalidade para a aquisição de novo fardamento da Banda Filarmónica Tondelense. O auditório itinerante está instalado no Largo Prof. Dr. Anselmo Ferraz. Nos dias 2 e 3 de abril, a ACERT realizou espetáculos para público escolar, inseridos na Festa do Livro e da Leitura da Biblioteca Municipal do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro.