elza pais
Ato consignação demolição edf PT Viseu
medico
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa
João Martins Casa com Casa

A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…

02.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

01.04.25

Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…

28.03.25
joão azevedo
LEONEL_FERREIRA_Autarquicas_2025
josé antonio santos lamego ps
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Teatro Viriato com programação de abril a olhar para os jovens, a música e a dança

Teatro Viriato com programação de abril a olhar para os jovens, a música e a dança

No mês de abril, o Teatro Viriato apresenta um espetáculo integrado no Festival Internacional de Música da Primavera e uma exibição que celebra o Dia Mundial da Dança com a companhia Dançando com a Diferença

 Teatro Viriato com programação de abril a olhar para os jovens, a música e a dança - Jornal do Centro
01.04.25
fotografia: Ana Lúcia Figueiredo
partilhar
 Teatro Viriato com programação de abril a olhar para os jovens, a música e a dança - Jornal do Centro
01.04.25
Fotografia: Ana Lúcia Figueiredo
pub
 Teatro Viriato com programação de abril a olhar para os jovens, a música e a dança - Jornal do Centro

Um espetáculo-oficina, a celebração da dança, dois projetos desenvolvidos com jovens e um concerto em parceria com um festival de música. O mês de abril no Teatro Viriato pretende dar a conhecer diversas iniciativas que colocam os jovens na linha da frente.

A programação inicia com “As Perguntas da Menina do Ó”, uma criação de Adriana Campos e Ana Lúcia Figueiredo. Neste espetáculo-oficina, “brinca-se ao pensar, sem ideias feitas ou respostas prontas, sendo que todas as perguntas são bem-vindas”, afirma o Teatro Viriato em comunicado. As sessões acontecem nos dias 3 e 4 de abril em escolas do concelho e, no dia 05 de abril, no estúdio do Teatro Viriato, às 10h30, numa sessão para famílias. 

Em 2025, o Teatro Viriato juntou-se à Culturgest (Lisboa) e ao Theatro Circo (Braga) em “Três Tempos”, um projeto na área da música para jovens entre os 12 e os 25 anos cuja primeira edição tem como convidada a artista Capicua. Em cada cidade, o projeto foi liderado por um músico com ligação ao território. Em Viseu, a orientação ficou ao cargo de Gonçalo Alegre. Ao longo de quatro meses, Capicua, os mediadores locais e os participantes escreveram e compuseram músicas olhando coletivamente o mundo e resgatando para a música as suas vivências e sentimentos. 

O resultado final destas sessões sobe ao palco do Teatro Viriato já no dia 11 de abril, às 19h00. O coletivo da Culturgest faz a sua apresentação final no dia seguinte. Depois disso, a 3 de maio, os três grupos serão apresentados no Theatro Circo, no dia em que a instituição celebra o seu aniversário e no ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura. 

A edição de 2024/2025 do projeto “K Cena” foi coordenada por Cláudia Lucas Chéu, em estreita colaboração com Gabriel Gomes e Patrick Murys. Os participantes abordaram o texto “Cartografia da Dramaturgia Portuguesa”. O espetáculo, resultado de semanas de formação teatral, sobe ao palco do Teatro Viriato no dia 23 às 10h30 e no dia 24 às 15h00, para escolas. No dia 24, às 19h00, é apresentado ao público geral.  

O Teatro Viriato entre a dança e a música

No dia 7 de abril, segunda-feira, o Teatro Viriato exibe ““Ryuichi Sakamoto | OPUS”. A apresentação acontece em colaboração com o Festival Internacional de Música da Primavera, organizado pelo Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão e retrata um filme que celebra a vida e obra do lendário compositor japonês que faleceu há dois anos depois de uma batalha contra o cancro.

Nos anos que antecederam a sua morte, Sakamoto não pôde tocar ao vivo, mas apesar disso, no final de 2022, o pianista reuniu todas as suas forças para deixar ao mundo um último concerto: apenas ele e o seu piano. Com curadoria do próprio músico e realização do seu filho, Neo Sora, as vinte peças escolhidas narram sem palavras a sua vida através da música. A seleção abrange toda a sua carreira, do período da Yellow Magic Orchestra às bandas-sonoras de filmes ou ao seu álbum mais meditativo, “12”. 

Ainda no dia 30 de abril, um dia depois da celebração do Dia Munidal da Dança, o Teatro Viriato acolhe a apresentação da companhia Dançando com a Diferença, numa nova criação de Victor Hugo Pontes. “Os Gigantes” marca o regresso do diretor artístico a um dramaturgo que bem conhece e que já abordou em apresentações anteriores – Luigi Pirandello. O espetáculo de dança da companhia madeirense sobe a palco às 21h00 do último dia de abril.

pub
 Teatro Viriato com programação de abril a olhar para os jovens, a música e a dança - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Teatro Viriato com programação de abril a olhar para os jovens, a música e a dança - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar