A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Auditório Municipal de Tondela recebe no dia 12 de abril o seminário “Qualidade de Vida – Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar”, marcado para as 09h00. O envelhecimento ativo, a saúde preventiva e o impacto do exercício físico na doença de Alzheimer são os principais temas do evento.
O “Seminário Qualidade de Vida – Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar 2025” vai receber oradores como o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Veríssimo, que vai abordar sobre “Atividade Física como Pilar do Envelhecimento Ativo”.
Já sobre “O Programa Saúde em Dia – Abordagens Diferentes, Mesmo Objetivo” intervirão Pedro Peixe, técnico do projeto Seniores em Forma, e Isabel Rodrigues, do programa Combate ao Sedentarismo.
Já o segundo painel será dedicado à “Importância de uma saúde preventiva num quadro de maior longevidade” com Carla Úria, coordenadora do Centro Municipal de Exercício Físico – Saúde e Bem-Estar de Tondela, a fazer um ponto de situação deste programa municipal. Logo depois, Carina Fernandes, nutricionista do mesmo projeto, fará uma apresentação dedicada à “Alimentação Como Complemento ao Exercício Físico”.
“Como o exercício físico pode prevenir e controlar a doença de Alzheimer” é o tema do terceiro e último painel, que será focado no “Fit4Alz”, um programa desenvolvido pela Escola Superior de Desporto e Lazer de Viana do Castelo a pensar nos doentes de Alzheimer. Para falar deste projeto subirão ao palco Ana Filipa Silva, professora na instituição de ensino superior, e José Carvalho, neurocientista, investigador e terapeuta de estimulação cerebral.
A organização é da Câmara de Tondela, em parceria com as unidades de saúde do concelho e Centro Municipal de Exercício Físico – Saúde e Bem-Estar (CMEF-SABE).
O seminário é certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e tem como principais destinatários técnicos de desporto e de educação física. As inscrições podem ser feitas online.