Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
O Miradouro de Teixeirô foi distinguido na 8.ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria Paisagens, consolidando-se como um dos destinos de referência na região. Este reconhecimento, atribuído com base na opinião de milhares de consumidores, reforça o valor paisagístico e turístico deste ponto de paragem obrigatória para quem visita Cinfães.
Com vistas de cortar a respiração e um enquadramento natural de rara beleza, o Miradouro de Teixeirô foi eleito como um dos 100 ícones regionais que melhor representam a identidade e o orgulho local. Na edição deste ano do prestigiado prémio, foram avaliadas 1.022 marcas e participaram mais de 498.660 consumidores — um processo que reforça a credibilidade e o prestígio da distinção.
Sobranceiro ao rio Douro, na foz do Bestança, este miradouro permite contemplar diversos motivos de interesse dos concelhos de Baião e Cinfães: a albufeira da Pala, resultante da construção da barragem de Carrapatelo; as Aldeias de Portugal de Porto Manso e Boassas; o Mosteiro de Ancede; a linha ferroviária do Douro; a ponte de Mosteirô, concebida pelo famoso engenheiro Edgar Cardoso (1913-2000), e o cais de Porto Antigo.
Observam-se igualmente a albufeira da Barragem de Carrapatelo, a ponte de Mosteirô, que faz a ligação entre Porto Antigo e Porto Manso, e a ponte ferroviária de Pala, localizada na margem direita do Douro. A partir do miradouro de Teixeirô é, ainda, possível observar-se um importante fenómeno geológico – o Vale de Fratura do Bestança. No vale de fratura do rio Bestança, o rio aproveita uma falha no maciço granítico de Montemuro, de tal forma importante, que é a responsável pela mudança de direção do Rio Douro.
Nesta paisagem destaca-se também o seu património natural, com bosques onde abundam espécies como o sobreiro, o carvalho-alvarinho, o medronheiro ou o lódão-bastardo.