Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Mais de 30 ocorrências devido à chuva e vento fortes foram registadas no concelho de Viseu entre as 00h00 e as 9h20 desta quarta-feira (9 de outubro). O distrito está em alerta laranja devido às condições meteorológicas causadas pela passagem da tempestade Kirk.
Segundo a proteção civil municipal, no concelho há registo de 33 quedas de elementos de árvores e seis inundações.
“As quedas de ramos ou árvores causaram alguns danos materiais, sobretudo em viaturas que foram atingidas por estes elementos”, adiantou o coordenador do serviço municipal de Proteção Civil, Rui Nogueira.
Até ao momento, não há feridos a registar, nem situações que tenham causado maior preocupação ou que tenham exigido um maior empenhamento de meios.
A queda destes elementos também levaram ao corte de algumas vias no distrito de Viseu. Em Cinfães, a Estrada Nacional 222 esteve temporariamente encerrada devido à queda de árvore. Ainda sem reabrir estão a N2, em Castro Daire, e a N16, em Vouzela.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito está sob aviso laranja até às 12h00 de hoje devido ao vento e baixa para amarelo, mantendo-se até às 18h00. Já devido à “chuva persistente, por vezes forte”, o distrito está em aviso amarelo até às 12h00.
O IPMA informou em comunicado que a tempestade Kirk deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, estando no ponto mais próximo do continente” às 07h00 de hoje.
“Para dar resposta às populações, foram empenhados vários meios desde Bombeiros Sapadores e Voluntários, elementos do Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS) e da divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes do município e ainda as autoridades e forças policiais, nomeadamente PSP, GNR e Polícia Municipal”, acrescentou o também comandante dos Bombeiros Sapadores, Rui Nogueira.
Devido ao mau tempo, os parques municipais de Viseu vão estar encerrados esta quarta-feira. A informação foi divulgada nas redes sociais pela Freguesia de Viseu. A medida afeta os parques do Fontelo, Aquilino Ribeiro, Mata do Serrado, Mata da Quinta do Bosque e Quinta da Cruz.
“A abertura dos espaços será equacionada de acordo com a evolução meteorológica e as ocorrências registadas”, acrescenta a Freguesia de Viseu.