A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
A região de Viseu está sob aviso laranja esta quarta-feira (9 de outubro) devido ao vento forte. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê rajadas de vento que podem chegar aos 120 quilómetros/hora nas terras altas do distrito.
O aviso laranja vai prolongar-se até ao meio-dia, altura em que o nível desce para amarelo com rajadas até 100 quilómetros/hora até às 18h00. Também às 12h00, termina o aviso amarelo de chuva forte.
Mesmo assim, as previsões do IPMA até apontam para uma subida das temperaturas hoje. O concelho de Viseu regista 17 graus de temperatura máxima e 11º de mínima. Na restante região, as máximas vão oscilar entre os 16º em Vila Nova de Paiva e os 22º em Tabuaço.
Armamar regista 21 graus, enquanto Carregal do Sal, Lamego, Mortágua, Resende, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Tarouca e Vouzela atingem os 20º.
O mercúrio marca 19 graus em Cinfães, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Tondela. Com 18º estão Castro Daire, Mangualde e Moimenta da Beira.
À semelhança de Viseu, também os concelhos de Penedono, Sátão e Sernancelhe podem contar com 17º no termómetro.
As mínimas oscilam entre os 8º em Penedono e os 13º em Mortágua, São Pedro do Sul e Vouzela.
Já esta quinta-feira (dia 10), o sol regressa a Viseu, ainda que tímido. O IPMA prevê períodos de céu pouco ou parcialmente nublado durante o dia de amanhã.
Os avisos da Proteção Civil e da Câmara de Viseu
Entretanto, a Proteção Civil alerta para a previsão de chuva e vento fortes nas próximas horas, devido à passagem da tempestade Kirk.
Por causa do mau tempo, a ANEPC alerta para eventuais ocorrências de inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas e contaminações de água por inertes resultantes de incêndios.
A autoridade também lembra situações de arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos e de desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte. Episódios que, realça, podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.
Já a Câmara de Viseu também tinha alertado para o mau tempo, tendo também encerrado para hoje os parques municipais. A autarquia antevia a possibilidade de “cheias de caudal de pequenos cursos de água e inundações rápidas” nas áreas mais vulneráveis do concelho e ainda um vento “forte a muito forte” na capital do distrito.