Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Entre os dias 14 e 16 de março, São Pedro do Sul volta a abrir as portas para o desporto automóvel e a centrar atenções no rali com a quarta edição do Termas Motorfest. O responsável da Promolafões, a entidade promotora do Termas Motorfest, José Correia, disse na apresentação do evento, que decorreu no Centro Cultural de São Pedro do Sul, que apostar na qualidade tem sido regra de ano para ano. “Vamos tornar recriar o rali de Monte Carlo, sermos o Monte Carlo português. Temos todos os ingredientes nas Termas, é um sítio de excelência, com hotéis de excelência, o rio Vouga a passar no meio das Termas. Há todas as condições para termos um evento de referência a nível nacional e, quiçá, no futuro a nível europeu”, referiu José Correia.
O responsável elencou os principais momentos do quarto Termas Motorfest e entre as novidades destacou a atribuição dos prémios que vai passar a acontecer junto às Termas, em frente ao balneário Rainha D. Amélia. “Na sexta-feira abrimos o certame, às 17h, no Balneário Rainha D. Amélia. Vamos ter a exposição de carros. Logo de seguida, teremos a apresentação das equipas de pilotos. No sábado, temos o Rali Cidade Termal, um dos grandes eventos inseridos no Termas Motorfest. Nesse dia vão decorrer passeios de supercarros. À tarde, vamos ter a Super-especial, em duas fases: às 17h e às 19:30h com a segunda passagem. À noite, no parque junto ao rio, decorre o Termas partynight”, detalhou José Correia.
O responsável pela Promolafões avançou que domingo têm lugar as duas classificativas: Rainha D. Amélia e D. Afonso Henriques e o parque fechado e pódio vai deixar de ser em S. Pedro do Sul e passa a decorrer nas Termas, em frente ao balneário Rainha D. Amélia”.
Na apresentação oficial, o vice-presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, assumiu que o Termas Motorfest “vem na sequência de uma estratégia de valorizar os eventos desportivos para quebrar alguma sazonalidade no nosso turismo”. “Nestes meses de fevereiro, março e abril, há um conjunto de eventos associados ao desporto que nós valorizamos, estimulamos e patrocinamos, que trazem, em quatro ou cinco eventos, até abril, mais de 5 mil participantes. E esses participantes trazem famílias e amigos e acabam por voltar. Temos muito feedback de pessoas que vieram assistir ou participar no rali e voltam a São Pedro do Sul”, clarificou Pedro Mouro.
O autarca lembrou o Pisão Extreme, o torneio interassociações de futsal feminino sub17, uma prova de bicicleta, torneio da Páscoa de andebol como “eventos que trazem muitas pessoas a São Pedro do Sul e valorizam São Pedro do Sul enquanto destino”. “Não é à toa que em 2024 batemos o recorde de dormidas. Tivemos mais de 150 mil dormidas em São Pedro do Sul. É um sinal de que São Pedro do Sul é já um destino de referência e será dos melhores destinos da região Centro do país”, frisou o vice-presidente da Câmara de São Pedro do Sul.