A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
É natural de São Pedro do Sul o novo bispo de Beja. D. Fernando Paiva foi ordenado como prelado numa cerimónia que teve lugar neste domingo (7 de julho) na Sé de Beja.
O bispo de Viseu, D. António Luciano, e o padre Pedro Leitão, pároco de Sul (paróquia de origem de D. Fernando Paiva), estiveram presentes na cerimónia de ordenação episcopal.
D. António Luciano elogiou a escolha de D. Fernando Paiva para bispo de Beja. O bispo de Viseu acredita que as qualidades humanas e sacerdotais de D. Fernando Paiva farão dele “um pastor para responder aos desafios pastorais do tempo presente e do caminho sinodal que a Igreja está a fazer”.
Na celebração de ontem, o próprio bispo de Beja, que já tomou posse do novo cargo, disse que inicia o seu ministério com o propósito de acolher “a todos”.
Já o arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, lembrou “o feliz dia” do nascimento do novo bispo, 26 de novembro, também designado como Dia Mundial da Oliveira. “Coincidentemente é nome da tua terra natural: Oliveira, São Pedro do Sul, diocese de Viseu. Como fruto aprimorado da oliveira, alicerçado na palavra de Cristo – Alfa e Ómega –, serás unção de paz e conforto para todo o santo povo de Deus que peregrina por estas terras do Baixo Alentejo”, disse dirigindo-se a D. Fernando Paiva.
O novo bispo foi Novo bispo de Beja é de São Pedro do Sul e é o 15.º prelado a ocupar a função, tendo sucedido a D. João Marcos.
D. Fernando Paiva nasceu na localidade de Oliveira, a 26 de novembro de 1962, e, antes de ser padre, era engenheiro e professor. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de entrar no seminário.
Ordenado sacerdote em 2005, D. Fernando Paiva foi pároco de Nossa Senhora da Anunciada na Diocese de Setúbal, onde também foi vigário-geral e membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. Em 2013, obteve o mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa na Universidade Católica.