A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
As pessoas com diabetes tipo 2 podem agora exercitar em comunidade no concelho de Tondela, que aderiu recentemente ao programa “Diabetes em Movimento”, coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Tondela é um dos 26 novos concelhos a aderirem a este projeto comunitário de exercício físico, que arrancará em Tondela em outubro deste ano e terminará em junho de 2024.
As atividades físicas decorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 09h00 e as 10h30, no pavilhão do Estádio João Cardoso. As sessões serão conduzidas por profissionais ligados ao desporto e enfermeiros.
A participação na iniciativa é gratuita, sendo que os interessados devem informar-se junto do médico ou enfermeiro de família.
Em Tondela, o “Diabetes em Movimento” é promovido pelo Município, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Campo Caramulo e Associação de Educação Física e Desporto de Tondela.
Após a suspensão do programa em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, as atividades foram retomadas em janeiro de 2023 em Armamar, Lamego, Moimenta da Beira e Tabuaço, entre outros concelhos do país.
Para a época 2023/2024 juntam-se mais 26 municípios, entre eles Tondela, Tarouca e São João da Pesqueira.