A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
A Câmara Municipal de Tondela aprovou esta manhã, 22 de abril, em reunião pública, as contas de 2024, que apresentam um resultado líquido positivo superior a 43 mil euros.
O resultado é de 43.896,77 euros e a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, diz que “verdadeiramente significa muito mais do que este valor porque, como é conhecido, em 2023 obtivemos um resultado líquido negativo e este resultado de 2024 corresponde a mais de 2 milhões de euros de recuperação”.
Na apresentação dos documentos de prestação de contas, a autarca recorda que “a grande responsável” pelos resultados líquidos negativos nos dois anos anteriores (2022 e 2023) foi a transferência de competências na área da educação.
Carla Antunes Borges explica que “graças a uma gestão rigorosa, eficiente, transparente e
eficaz”, o executivo conseguiu inverter a situação, “melhorando em cerca de 54 vezes o resultado líquido face ao ano anterior”, traduzindo-se num valor absoluto de 3.377087,97 euros.
Para além disso, a presidente da Câmara de Tondela destacou a “elevada taxa de execução da receita, superior a 100%, a taxa de execução da despesa de 79,66%, a taxa da receita de capital de 105,08%” e a redução em cerca de 50% da dívida municipal, o que se traduziu, segundo a autarquia, num aumento da “capacidade de endividamento,
num valor superior a 4% e num reforço da robustez financeira” camarária.
Carla Antunes Borges frisa que a autarquia “superou as expectativas” e salienta a concretização da delegação de competências nas freguesias, “o apoio dado ao setor social e a forte candidatura a fundos comunitários, no valor de 23,4 milhões de euros”.
A Câmara Municipal de Tondela refere que a prestação de contas de 2024 “desmonta narrativas de crise ou de má gestão” e afirma que “mesmo perante desafios é capaz de cumprir, inovar e preparar o futuro com responsabilidade. É um relatório que honra o mandato político recebido e dá garantias de continuidade e solidez”.
“As finanças do município estão consolidadas, robustas e seguras”, refere a Câmara Municipal de Tondela em comunicado.