No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Câmara de Tondela revela que o concelho é o terceiro do distrito de Viseu com mais projetos aprovados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou a autarquia. Os fundos da bazuca vão financiar 629 projetos, num valor total de mais de 26,3 milhões de euros, nas 19 freguesias do concelho.
A União de Freguesias de Tondela e Nandufe (206 projetos aprovados), a freguesia de Canas de Santa Maria (57) e a de Molelos (48) são as localidades com mais propostas que tiveram a luz verde do PRR. As informações estão no site do próprio plano.
Segundo a Câmara de Tondela, só Tondela e Nandufe viu financiadas ideias avaliadas em 8,4 milhões de euros, enquanto a União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha teve 5,4 milhões e a União de Freguesias de Mosteiro de Fráguas e Vilar de Besteiros 3,1 milhões de euros.
De acordo com o PRR, o projeto no concelho que recebeu um financiamento mais elevado (5,1 milhões de euros) foi o SMARTgNOSTICS – Global Testing & Diagnostics Solutions for antimicrobial resistances, apresentado, em consórcio, pela empresa ALS Life Sciences Portugal.
Seguem-se o novo lar de idosos, centro de dia, creche e serviço de apoio domiciliário da Associação do Vinhal em Lajeosa do Dão (2,1 milhões de euros) e a nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosos de Barreiro de Besteiros (1,7 milhões de euros).
Também se destacam a requalificação do Centro de Saúde de Tondela (1,7 milhões de euros) e o projeto GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry, que é liderada pela Stellantis Mangualde e que envolve a empresa Brose, com fábrica em Tondela (1,5 milhões de euros).
Em comunicado, a Câmara de Tondela diz-se satisfeita com os números e diz esperar que as mais de seis centenas de projetos apoiados pelo PRR no concelho “sejam executados, ajudando a desenvolver ainda mais” o município.
Além de Tondela, também a Câmara de Nelas fez saber que o concelho é o terceiro em investimento global (público e privado) no âmbito do PRR e o segundo com mais investimento público. No total, são 424 os projetos aprovados pela bazuca europeia em Nelas.