A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Teatro Viriato, em Viseu, recebe esta noite de terça-feira (10 de dezembro) a 14.ª edição da Gala Solidária da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).
O cartaz do evento, marcado para as 21h00, inclui Tozé Santos (que ficou conhecido como vocalista dos Per7ume e apresenta em Viseu o seu mais recente projeto Zito), Sérgio Lucas, Kika Cardoso e Joana Sequeira (cantora de Viseu que participa atualmente no programa televisivo The Voice), bem como a companhia Dançando com a Diferença.
Também os grupos da APPACDM não faltam à gala, com destaque para as formações Teatro de Sombas, 6 Cordas (que atua com a participação do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique), Gapas (oriundo do núcleo da instituição em Santa Comba Dão) e Ponto de Luz.
As receitas da gala solidária – que decorre desde 2010 – revertem para a compra de equipamentos para o novo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da instituição.
A valência, anunciada em 2023, conta com um investimento de 1,89 milhões de euros e propõe receber oficinas e ateliês em áreas como carpintaria, novas tecnologias, bem-estar, desporto, costura e musicoterapia.
A APPACDM de Viseu foi fundada no dia 1 de dezembro de 1976 e tem como atividade principal a promoção do bem-estar do cidadão com deficiência mental, multi-deficiência e jovens em risco.
Os objetivos da sua intervenção incluem a educação, reabilitação, formação e integração sócio-profissional dos seus utentes. A APPACDM dá resposta a todo o distrito de Viseu.
Além da sede em Repeses, a APPACDM de Viseu também gere o Internato Victor Fontes, situado em Jugueiros, uma residência autónoma no centro da cidade de Viseu e um polo em Vila Pouca, no concelho de Santa Comba Dão.