No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O Museu Almeida Moreira, em Viseu, acolhe a partir desta quinta-feira (14 de novembro) a terceira edição da exposição temporária “MILHO – Mostra de Ilustração de Lendas e Histórias de Outrora”, que destaca ilustrações dos alunos do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação (ESEV). Este ano, o tema é os 50 anos do 25 de Abril.
A inauguração está marcada para as 11h30. A exposição mostra trabalhos feitos pelos estudantes na disciplina de Desenho III. Desde 2022 que a ESEV promove a iniciativa em parceria com a Câmara de Viseu.
A exposição deste ano ilustra histórias de Viseu relacionadas com a repressão, resistência e liberdade que foram “apresentadas e discutidas em turma, dando depois início a um processo criativo que envolveu conceção de personagens, ambientes e desenhos exploratórios”, explica a Câmara em comunicado.
Segundo a autarquia, o projeto tem como objetivo fazer com que os alunos “consolidem e desenvolvam as competências adquiridas, no desenho nos semestres anteriores, mobilizando-as no âmbito da comunicação visual e permitindo que desenvolvam novas competências na área da ilustração, implementando os seus projetos num contexto diferente da escola”.
Além disso, a iniciativa também aproxima a ESEV aos museus de Viseu e envolve os estudantes “tanto na produção cultural da cidade, como no conhecimento do seu património histórico local”.
A exposição pode ser visitada até 4 de janeiro.