Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) anunciou o início das obras do novo edifício de Psiquiatria e Saúde Mental na envolvente norte do Hospital de Viseu. A empreitada, orçada em cerca de 9,8 milhões de euros (valor sem IVA), avança depois de vários anos no papel e é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O novo edifício vai, assim, substituir o histórico hospital psiquiátrico de Abraveses. Segundo a ULSVDL, o novo edifício de Psiquiatria vai ter três pisos, dos quais um dedicado ao internamento masculino e feminino com 24 camas e acesso a um pátio exterior.
A valência também irá abranger os serviços de consulta externa, psicologia, pedopsiquiatria e hospital de dia.
Também de acordo com o projeto anunciado, está prevista a criação de um túnel de ligação ao serviço de urgência do São Teotónio. O novo hospital psiquiátrico vai ser concebido com base numa nova visão para a saúde mental e promove a ligação entre esta área e as restantes valências hospitalares.
Em comunicado, a administração da ULSVDL sublinha que a nova estrutura “contribuirá para uma melhoria nas condições físicas e para a prestação dos melhores cuidados de saúde à comunidade, assegurando também uma maior proximidade com outras especialidades hospitalares”.
A obra integra o Programa de Recuperação e Resiliência para o Plano Nacional de Saúde Mental, que propõe a criação de novas unidades de internamento em hospitais gerais. Tudo com vista à conclusão da reforma da saúde mental e implementação da estratégia para as demências, cujo valor de financiamento ronda os 8 milhões de euros.
O projeto da nova unidade psiquiátrica é reivindicado há vários anos, mas só em 2023 é que o concurso foi lançado.
O anterior conselho de administração (CA) do Hospital de Viseu previa que a obra ficasse concluída entre o final de 2024 e o primeiro semestre de 2025. Já o CA sucessor admitiu no final do ano passado que a empreitada estava à espera do visto do Tribunal de Contas e que a expetativa era que os trabalhos pudessem arrancar já este ano.
A atual unidade psiquiátrica de Abraveses tem sido alvo de críticas por parte de utentes e profissionais de saúde.