No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O Beira – Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão anunciou esta segunda-feira (14 de outubro) o adiamento para 2025 da quarta e última conferência Beira organizada este ano em Viseu.
O tema “As ideologias – em declínio ou em desaparecimento” seria proferido a 9 de novembro pelo principal orador convidado, o filósofo alemão, Peter Sloterdijk, que está a passar por “questões de saúde”, escreve uma nota divulgada pela Câmara de Viseu, que promove as conferências Beira.
“Ainda assim, e considerando o aviso já em cima da hora, a organização procurou assegurar uma alternativa, antecipando a data de realização para 2 de novembro, data possível a todos os participantes/oradores. Contudo, e por incontornáveis razões de ordem logística, não será possível seguir com a alternativa prevista”, acrescenta.
O plano de sessões para 2025 mantém-se e está agora a ser finalizado, devendo ser anunciado “em breve”, remata a autarquia de Viseu.
Este ano, o projeto promoveu conferências sobre os temas “Novos Fanatismos na Era do Hiperindividualismo?”, “A Democracia: Impasses e Desafios” e “Inteligência Artificial e a Inteligência Natural” no Solar do Vinho do Dão e na Aula Magna do Instituto Politécnico.
O projeto é promovido pela Câmara de Viseu e pela associação Viriatos 14 e visa incentivar o debate de ideias e prestar homenagem a José de Azeredo Perdigão, o advogado natural da cidade que foi o primeiro presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os promotores dizem que querem “estimular o pensamento crítico” através de conferências, debates, estudos e publicações.