funeral militares
INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 10
Hospital de Viseu (1 of 1)_0
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

As lojas online transformaram a forma como fazemos as nossas compras. Num…

15.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

15.10.24

Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…

11.10.24

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Imbróglios televisivos
cuidados paliativos genérico
x
pexels-cottonbro-4114918
Home » Notícias » Lifestyle » Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão

Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão

 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão
21.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão
18.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão

É um ícone da cultura portuguesa e agora pode-se usar com a marca Siza Vieira. O arquiteto criou uma malga simples e prática que transforma toda a experiência de beber vinho e que a Quinta da Pacheca envolve num fio de recordações. A peça já está no mercado e foi apresentada na Quinta da Pacheca para acompanhar o Sousão, o vinho da marca que “escorrega bem” com as características da malga.

Poderia ser uma malga bonita e normal, mas tem a marca do génio: “os espaços para colocar os dedos que não a deixam escorregar e perder-se um bom vinho”.
“Muita gente pensará que esta peça é uma decoração. Não gosto dessa ideia. Fundamentalmente, estes furos existem para que seja mais difícil que ela nos caia das mãos”, explicou o próprio Siza Vieira.
É que para o arquiteto, é importante pensar nos aspetos funcionais. “Fazer uma coisa igual ao que já existe não vale a pena. Penso nos aspetos funcionais, a malga tem de se segurar bem. O processo do desenho está na procura da utilidade do objeto. Malgas há milhões. O processo é o mesmo para qualquer objeto ou casa ou espaço público”.

A malga, que alia a tradição às modernidade das linhas, tem um diâmetro de bordo de aproximadamente 15 centímetros e uma altura de sete centímetros. Tal como a criação, a produção foi cuidadosamente tratada. “Tivemos em atenção o uso de biomateriais de forma a manter  as propriedades organolépticas do vinho e a própria malga tem uma ligeira quina para quando se bebe dela o liquido não escorregar para a parte de fora”, contou Paulo Soares, CEO da Villacer, empresa que produziu esta peça.

A ideia de criar uma malga que reinventasse a tradição secular de beber vinho nesta tipo de peça foi um desafio dos proprietários da Quinta da Pacheca que com esta iniciativa reforçam o compromisso da preservação e divulgação do património nacional. “Buscamos incessantemente perpetuar a autenticidade do que é genuinamente português, seja através dos nossos programas de enoturimso, seja em cada iniciativa que fazemos”, salientou Paulo Pereira, sócio da marca.
Para o empresário, a experiência de beber vinho numa malga “ajuda a puxar pelo fio de recordações e é uma forma de nos conectarmos com as tradições ancestrais, proporcionando uma viagem pelas memórias e um vislumbre da rica história portuguesa”.
“É um brinde que fazemos ao que é nosso, juntando uma peça tradicional e o nome maior da nossa criação que é o arquiteto Siza Vieira”, acrescentou Paulo Pereira.

As origens da malga remontam à Idade, altura em que era um objeto obrigatório em qualquer lar. No que ao vinho diz respeito, e graças à amplitude da sua calota, a malga permite uma libertação total dos aromas e, ao mesmo tempo, contemplar as tonalidades que tingem o branco do envidrado.

A malga (14,95 euros) vai estar à venda em algumas garrafeiras de Portugal. A Quinta da Pacheca disponibiliza um conjunto com duas malgas e package da empresa (29,90 euros).

 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão

Outras notícias

pub
 Uma malga Siza Viera para beber um Pacheca Sousão

Notícias relacionadas

Procurar