Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As unidades de saúde familiar (USF) de Nelas e Canas de Senhorim vão ser requalificadas brevemente num investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira (2 de setembro) a Câmara de Nelas.
A autarquia revelou que o concurso para as empreitadas já está concluído e que falta apenas a assinatura da consignação com a empresa vencedora (Homequick, de Viseu), que “apresentou as melhores condições no concurso de empreitada”. A entrega da obra será feita neste mês de setembro.
As obras de requalificação são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que comparticipou uma verba de 2,8 milhões de euros. O Centro de Saúde de Nelas vai receber o maior investimento, com mais de 2,1 milhões de euros, e a USF de Canas de Senhorim fica com 687 mil euros.
As intervenções vêm no seguimento da entrega de competências da saúde à Câmara de Nelas. O executivo liderado por Joaquim Amaral sublinha em comunicado que “sempre encarou o processo de transferência de competências da saúde como uma oportunidade soberana para resolver muitos dos problemas nesta área muito sensível e decisiva para o concelho, transversais também a todo o país”. O acordo foi assinado em maio deste ano com a ministra Ana Paula Martins.
“Foram negociações muito intensas, mas leais, profícuas, e que resultaram num documento final de compromisso com benefícios claros para as populações do concelho, e oficialmente instituídos com a Administração Central”, garante a Câmara.
Além da requalificação dos edifícios das unidades de saúde, construídos há “mais de 40 anos”, nas reuniões de transferência de competências ficou também acordada a retoma do funcionamento e a continuidade das extensões de saúde de Carvalhal Redondo e Santar com “serviços assegurados pelos médicos da atual USF Coração da Beira, Canas de Senhorim, numa base semanal” e o alargamento dos horários.
Também ficou acordada a passagem das USF ao modelo B – considerado o “mais vantajoso” a nível financeiro para os profissionais de saúde e que garante “mais e melhor serviço e atendimento às populações” –, a garantia de “funcionamento pleno” dos recursos humanos afetos às duas unidades de saúde familiar (corpo médico, enfermeiro e técnico) e a entrega de três viaturas elétricas para a prestação de cuidados de saúde.
Ainda no âmbito da descentralização na saúde, a tutela e a Câmara de Nelas concluíram reforçar o investimento na eficiência energética em mais 200 mil euros com vista à remodelação do Centro de Saúde e “tal se venha a revelar necessário”, a abertura do balcão SNS 24 até ao final do ano – primeiro em período experimental em Vilar Seco e Senhorim e depois nas restantes freguesias não servidas por unidades de saúde (Aguieira, Lapa do Lobo e Moreira) – e a continuação das conversações para a entrega da Unidade Móvel de Saúde, entre outros.
O Estado incluiu também nos investimentos apoiados pelo PRR a compra de equipamentos médicos para poder prestar “um melhor serviço” na identificação e prevenção de doenças respiratórias e na área da cardiologia após a contratação de técnicos de cardio-pneumologia.
Assim, acrescenta a Câmara de Nelas, será capacitada “a resposta a dar nos Cuidados de Saúde Primários, primeira porta de acesso aos cuidados de saúde e poder, também por essa via, evitar o recurso desnecessário a cuidados hospitalares”.