Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Assembleia Geral da European University for Costumised Education (EUNICE), um evento internacional que reuniu todos os parceiros da universidade e que aconteceu esta última semana no Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
Na cerimónia de encerramento foi anunciado que os reitores aprovaram a composição do “advisory board”, que vai funcionar como um conselho consultivo, e conta com oito especialistas externos, dos quais dois são portugueses.
Depois de três dias “de uma grande troca de conhecimento e de bastante produtividade” como referiu Magdalena Sikorska, secretária-geral da EUNICE AISBL (Association Internacionale Sans but Lucratif), terminou a assembleia geral da EUNICE.
O encontro serviu para discutir e decidir sobre questões estratégicas e operacionais do funcionamento da universidade.
No último dia da assembleia geral foi anunciado pelo Board of Rectors da EUNICE um novo advisory board composto por oito especialistas de várias universidades do mundo.
Este advisory board funciona conforme um conselho consultivo e dele fazem parte: Anna Budzanoska, membro do conselho de administração da EuroScience; Maria Stoicheva, da Universidade de Sófia, e também coordenadora da Transform for Europe, European University Alliance; Joe O’Hara, da Universidade da Cidade de Dublin; Isabel Menezes, da Universidade do Porto; Lena Puntinen, da Technology Industries of Finland; Joel Gallegos, da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte; Dora Tiam Kelly, da Universidade de Granada e coordenadora da ARCUS European University Alliance; Rodrigo Martins, da Universidade NOVA de Lisboa.
Além desta novidade, foi também validado um documento “que se trata do enquadramento institucional e dos objetivos estratégicos da EUNICE” referiu Magdalena Sikorska. O documento, que já se encontra disponível na plataforma da universidade, promove um entendimento comum sobre a sua organização.
Juntamente com este documento, foi disponibilizado um resumo executivo elaborado pela Comissão Europeia, sobre os resultados e potencial da EUNICE após completar cinco anos de existência.
A secretária-geral da EUNICE AISBL acrescentou ainda que “os reitores concordaram unanimemente em apoiar e assinar a carta de solidariedade com o ensino superior e a investigação na Ucrânia”.
A próxima Assembleia-Geral EUNICE irá decorrer na Grécia.
Escrito por Daniela Manso, João Amaral e Luís Mendes – alunos do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu