Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
Antes de começar a renovação de qualquer divisão na sua casa, é…
por
Rita Mesquita Pinto
por
Jorge Marques
por
Diogo Pina Chiquelho
O serviço de urgência básica de Moimenta da Beira integra agora a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD). Esta alteração, decorrente da reforma do Serviço Nacional de Saúde, vai permitir a partilha de informação clínica com as outras unidades de saúde que integram a recém-criada instituição.
Graças a este projeto, a urgência de Moimenta da Beira – que registou 27 591 episódios em 2023 – vai permitir que os utentes acedam aos serviços de análises clínicas, eletrocardiogramas e radiografias. A iniciativa acontece de forma partilhada nas urgências que fazem parte da ULSTMAD.
A instituição de saúde está a integrar os sistemas de informação clínica das urgências de Moimenta e Montalegre com os cuidados hospitalares da região, procurando fazer “um avanço significativo na prestação de cuidados de saúde”, destaca em comunicado a ULSTMAD.
Este processo visa proporcionar aos profissionais de saúde um acesso rápido e abrangente à informação clínica e permitir “uma tomada de decisão clínica mais informada”, realça.
O diretor do Serviço de Gestão de Informação da ULSTMAD, Victor Costa, destaca que até, ao final de janeiro, “para além dos serviços de urgência, o acesso integrado aos resultados dos Meios Complementares de Diagnóstico, estará disponível para todos os profissionais clínicos da ULSTMAD”.
A coordenadora da urgência básica de Moimenta da Beira, Elisa Bento da Guia, realça que esta iniciativa “não só elimina deslocações desnecessárias como também fortalece a base de conhecimento dos profissionais de saúde”.
Além disso, o projeto “também permite uma abordagem mais fundamentada na prestação de cuidados”, refere o coordenador da urgência de Montalegre, Eugénio Fecha.
O Conselho de Administração da ULSTMAD reitera que este projeto visa recorrer à tecnologia para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade. Este passo renovador representa um avanço significativo na integração dos cuidados de saúde, garantindo uma resposta mais eficaz às necessidades dos utentes.
A ULSTMAD também integrou o Hospital de Lamego e os centros de saúde do ACES Douro Sul (que inclui o norte do distrito de Viseu), entre outras unidades.