A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O serviço de urgência geral do Hospital de Viseu tem registado uma grande afluência com mais de 250 episódios diárias. Ontem (29 de dezembro), recorreram à urgência geral 292 pessoas.
Segundo dados disponibilizados pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), desde 24 de dezembro que o serviço tem registado um aumento significativo de episódios, passando de 185 (no dia 24) para os 292 (no dia 29).
No dia de Natal foram sinalizadas 224 idas à urgência, número que aumentou para 343 no dia 26. Já no dia 27 registaram-se 281 episódios e, no dia 28, 270.
O último sábado do ano também está a ser de alguma afluência no Hospital de Viseu. Apesar de ainda não estarem disponíveis os números de episódios, chegaram ao Jornal do Centro relatos que davam conta de várias horas de espera para pulseiras amarelas e laranjas (urgente e muito urgente) e de mais de 10 ambulâncias retidas durante algumas horas.
Segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerca das 18h00, o tempo de espera para doentes urgentes rondava as cinco horas, mais quatro do que a média prevista para as pulseiras amarelas. Já os doentes muito urgentes estavam com uma espera média de mais de uma hora. Os dados do SNS referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas, após triagem.
Ainda relativamente aos números dos últimos dias, se forem contabilizados os episódios em todos os serviços de urgência (geral, pediátrica, obstétrica, ginecológica e Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela), os números ultrapassam os 500 episódios por dia.
O dia 26 foi o que registou o maior número, com 637 pessoas a recorrer aos serviços do CHTV. No dia 24 deram entrada 373 pessoas, no dia de Natal 451, a 27 de dezembro foram 541, no dia 28 contabilizaram-se 532 episódios e ontem (29 de dezembro) registaram-se 525.
Unidades de saúde com restrições
Além da grande afluência, são muitas as unidades de saúde com o serviço de urgências a funcionar com limitações. Na região Centro, o Hospital de Viseu regista restrições no serviço de ortopedia todas as noites desta semana, com os doentes a serem enviados para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
O hospital da Guarda regista constrangimentos no serviço de ortopedia até hoje, sendo os doentes referenciados para Viseu. A Via Verde AVC não esteve a funcionar nos dias 24, 25, 29 e 30, recorrendo-se ao Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, enquanto no caso da medicina interna, afetada nos mesmos quatro dias, a referência é o hospital universitário de Coimbra.
Já o Serviço de Urgência Básica (SUB) de São Pedro do Sul esteve aberto apenas na segunda e quarta-feira, das 8h00 às 20h00.