A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
As urgências pediátricas da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões estão encerradas a partir desta sexta-feira e até domingo, no período noturno entre as 20h00 e as 9h00. De acordo com informações do conselho de administração, o encerramento durante três dias da semana vai acontecer durante o mês de março.
“Na sequência das dificuldades de recursos humanos do Serviço de Pediatria que já são do conhecimento público, tornou-se necessário implementar um plano de contingência para a Urgência de Pediatria da ULSVDL com encerramento ao exterior durante alguns períodos a partir de março, para garantir assim uma solução sustentável de funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia, com o mínimo prejuízo para as populações”, refere, em comunicado, a administração.
O encerramento das urgências deve-se à falta de médicos para preencher a escala do mês de março. Neste momento, o serviço noturno é assegurado por sete médicos, sendo que por noite estão dois em serviço. Nem sempre há médicos tarefeiros disponíveis para assegurar as noites.
Com o encerramento três vezes por semana, as crianças deverão ser reencaminhadas para os hospitais de Coimbra, Aveiro e Guarda.
“Os utentes devem contactar o SNS 24 para orientação e poderão ser encaminhados para as Urgências Pediátricas de Aveiro, Guarda ou Coimbra. Em caso de emergência deve ser contactado o 112, sendo o CODU responsável pela orientação”, informa o Hospital.
O plano de contingência prevê que no período noturno mantém-se uma equipa de pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20h00. Está também assegurado o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos sete dias da semana, segundo as indicações da ULSVDL.