Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
José Carreira
por
Alfredo Simões
A região demarcada do Dão vai fazer-se representar na FITUR, a maior feira mundial de turismo que decorre na próxima semana (22 a 26 de janeiro) em Madrid (Espanha). A zona vinícola que abrange o distrito de Viseu vai integrar a iniciativa Enoturismo do Centro de Portugal, que também junta as regiões de Bairrada, Beira Interior, Lisboa e Tejo.
Ao todo, vão ser mais de 1.000 as experiências que promovem de forma integrada os vinhos, cultura e gastronomia das regiões demarcadas da zona Centro. Em comunicado, as comissões vitivinícolas da região referem que o Enoturismo do Centro de Portugal vai apresentar-se em Madrid “como uma referência de enoturismo inovador e sustentável, um modelo de colaboração entre regiões e produtores”.
Para as cinco regiões demarcadas que participam neste projeto, esta é uma “parceria inédita” com o objetivo de “promover o enoturismo de forma integrada”. “Esta iniciativa valoriza não apenas os vinhos, mas também os territórios, as tradições e a hospitalidade das gentes locais”, acrescentam as comissões vitivinícolas.
A participação na FITUR marca o início de uma campanha internacional que quer atrair enoturistas, promover os produtos das rotas do vinho das cinco regiões demarcadas do Centro e criar pontes entre produtores e mercados globais.
Ainda na Feira Internacional de Turismo de Madrid, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Turismo do Centro também vão participar no evento.
A FITUR, em Madrid (Espanha), é a primeira feira do ano para os profissionais do turismo mundial e o certame líder para os mercados ibérico e sul-americano. Nos primeiros três dias, a feira é destinada exclusivamente aos profissionais, mas, no fim de semana de 25 e 26 de janeiro, abre as portas ao público em geral.