A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Para os curiosos e amantes da saga Velocidade Furiosa ficou mais difícil “espreitar” as filmagens do décimo filme “Fast X”. Depois de vários testes, agora é “a sério” e as medidas de segurança apertaram.
Durante as próximas semanas a região volta a ser palco da rodagem da trama, esta quinta e sexta-feira as filmagens aconteceram no túnel de Castro Daire, mas quem se deslocou para ver os trabalhos foi barrado pelas autoridades e seguranças.
“Agora já não conseguimos estar a ver, mesmo os camiões que transportavam os carros para as filmagens começam a andar mais tapados”, contou um popular ao Jornal do Centro. O habitante da localidade de Farejinhas confessou ainda que no início, na fase de testes, teve curiosidade em ver, mas agora já não faz tanta questão, “até porque não dá para ver nada”, lamentou.
Também o armazém que serve de apoio à produção, e que também é usado para filmagens, está mais resguardado e dar uma “olhadela” já não é assim tão fácil. “Antes víamos os carros a passar e até chegaram a fazer umas brincadeiras aqui ao pé do pavilhão, mas já não se vê nada agora”, disse o mesmo popular que preferiu não se identificar.
Nem os elementos da produção, staff e atores se têm visto por ali. “Já chegaram a ir buscar comida, mas levam e não ficam nos restaurantes ou cafés. Não há grande movimento, o que se vê é o que está na A24, aqui na terra não costumam andar”, lembrou.
E o que se vê, ao longe, na autoestrada são dezenas de camiões, carros e atrelados que se vão estendendo por alguns quilómetros. As filmagens acontecem no interior do túnel e, também por isso, pouco há para ver, a não ser vários elementos da produção e o dispositivo de segurança dos bombeiros.
Até chegar à localidade de Farejinhas, são vários os postos onde GNR e elementos de segurança controlam a circulação e outros tantos asseguram que ninguém se aproxima de zonas mais “privilegiadas” para os curiosos.
Depois de Castro Daire as filmagens vão acontecer perto de Lamego, a 18 de julho. Por causa das filmagens, a A24 está cortada ao trânsito. Hoje e amanhã, entre as 6h00 e as 22h00, entre o nó 5 (Carvalhal) e o nó 7 (Castro Daire Norte).
Na próxima semana, dia 18, está cortada entre o nó 09 (Moimenta da Beira e Lamego) até ao nó 10 (Armamar e Valdigem). Nos dia 19, 20 e 21 as gravações voltam a Vila Real, estando por isso cortado, entre as 6h00 e as 22h00, o troço entre o nó 15 (Vilarinho da Samardã) e o nó 16 (Vila Pouca de Aguiar). De 22 a 26 de julho, no mesmo horário, o corte em ambos os sentidos será feito entre o nó 11 (Peso da Régua) e o nó 12 (Nogueira).
Como forma de compensar os utentes, as portagens não serão cobradas, em ambos os sentidos, das 0h00 de quarta-feira (6 de julho) às 23h59 do dia 21, no sublanço entre Vila Pouca Aguiar e Vilarinho de Samardã (Fortunho), do nó 16 ao nó 15. Já de 13 a 28, as portagens serão gratuitas nos sublanços entre Vila Real (IP4) e Carvalhal, do nó 14 ao nó 5.