O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A economia do concelho de Viseu tem demonstrado sinais positivos de recuperação ao longo dos últimos meses, impulsionada por eventos sazonais e iniciativas locais que reforçaram o consumo e o turismo, como se vê nesta infografia da Regional Economics. Festividades como a Páscoa, o verão e a preparação para o Natal têm sido determinantes para este desempenho.
Agosto, tradicionalmente associado ao turismo e às férias, destacou-se como um dos melhores meses do ano, com um aumento significativo no fluxo de visitantes e uma dinamização dos setores de hotelaria, restauração e comércio local.
A Páscoa, outro momento marcante, impulsionou as vendas no comércio, especialmente nos setores de produtos tradicionais, como a doçaria e o artesanato, além de gerar maior movimento nos serviços de restauração.
Com a chegada do período natalício, as expectativas voltam a ser altas. As iniciativas de iluminação pública, mercados de Natal e eventos temáticos já em curso prometem fomentar o comércio local e criar um ambiente propício ao consumo. Os lojistas, por sua vez, estão otimistas, esperando um incremento nas vendas graças à aposta em campanhas e promoções para atrair os consumidores.
“Este cenário demonstra a importância de estratégias sazonais e a colaboração entre os setores público e privado para alavancar a economia local. O concelho de Viseu reafirma-se assim como um destino atrativo, capaz de unir tradição e inovação para estimular o desenvolvimento económico”, destacam os empresários.