Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Câmara de Sernancelhe está a apoiar os produtores de castanha no combate à vespa das galhas do castanheiro, através de largadas de parasitoide nas localidades do concelho.
Este mês de maio, a autarquia realizou 17 largadas em Sernancelhe, Sarzeda, Quintela, Granjal e Carregal. O objetivo é “erradicar a vespa e garantir a salvaguarda dos castanheiros e os níveis de produção anual de castanha”, sublinha a Câmara.
A vespa das galhas do castanheiro ataca as árvores e induz a formação de galhas nos gomos e folhas do castanheiro, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, além de levar ao declínio e morte dos castanheiros.
“Desde que foi detetada no concelho a vespa das galhas do castanheiro o Município de Sernancelhe foi pioneiro na aplicação de medidas de combate a este flagelo que tem impacto direto na produção de castanha e na saúde dos castanheiros”, sublinha a Câmara.
Só nos últimos oito anos, foram feitas em Sernancelhe mais de uma centena de largadas de parasitoide, considerada a única forma possível de combater e controlar a vespa, sob supervisão da Associação Portuguesa da Castanha. As ações cobriram todo o território concelhio, privilegiando as freguesias onde é detetada a presença de vespa.
“É uma luta biológica aquela que o Concelho vai cumprindo, sendo certo que há resultados visíveis na maioria das freguesias. Porém, o Município não desarma e, sempre que há relatos da presença de vespa das galhas do castanheiro, imediatamente desencadeia os mecanismos que permitam ações concretas em benefício dos produtores, dos soutos e da produção da castanha martaínha, a nossa imagem de marca”, remata a Câmara.