No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
Os véus são retratados na exposição que o Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de Santa Comba Dão vai acolher a partir da próxima segunda-feira (14 de outubro). A mostra “Véus através da história” vai ficar patente até 15 de novembro no átrio do equipamento municipal.
Segundo a Câmara de Santa Comba Dão, a exposição recorda as variações culturais do véu “que além de ser utilizada como adorno, tem conotações religiosas em várias tradições”.
“Com um duplo significado, o véu tanto pode ser uma forma de revelar ocultando, como uma forma de ocultar revelando. Os motivos para o uso desta peça de vestuário variam de acordo com a cultura e época”, acrescenta a nota divulgada pelo município que gere o Núcleo Museológico de Artes e Ofícios, situado na Casa dos Arcos, no centro histórico da vila.
A mostra também vai revelar o significado do uso do véu nas várias culturas, sendo que este objetivo surge muitas vezes como “um símbolo de castidade e de devoção” e está “fortemente enraizado nos costumes religiosos de diferentes culturas”.
Além disso, o véu é visto como “um objeto de sedução, sendo, ainda, usado com fins mais práticos, para proteger do sol, poeiras e insetos”.
O Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de Santa Comba Dão reúne objetos, materiais informativos e registos audiovisuais que promovam o conhecimento das artes e ofícios, usos e costumes.
O equipamento também inclui salas e espaços expositivas onde estão representadas as áreas da agricultura, tanoaria, cultura da vinha, serralharia e carpintaria, bem como ateliês de alfaiate e de fotógrafo e diversos objetos antigos do quotidiano doméstico.