Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, vai celebrar a época das vindimas com um programa imperdível que convida os visitantes a entrarem na “grande festa do vinho”, num ambiente de animação e convívio, no dia 30 de setembro.
A quinta explorada pelo Grupo Visabeira abrirá as portas para os apreciadores de tradições vínicas e gastronómicas e para quem quiser participar no processo da apanha da uva. A jornada de trabalho inclui cantares tradicionais, bucha ao ar livre, almoço regional e ainda uma prova comentada de vinhos do Dão e queijos Serra da Estrela Casa da Ínsua.
A colheita tem início às 09h30, decorrendo na parcela da vinha de casta Touriga Nacional, reconhecida e premiada no setor vitivinícola. O programa inicia com a distribuição do kit de vindima – chapéu de palha, t-shirt e tesoura de vindima – e um breve enquadramento histórico sobre a Casa da Ínsua e sobre a produção vínica na quinta, sendo um dos mais antigos produtores de vinhos do Dão com mais de 400 anos.
Depois da receção, a manhã prossegue com os trabalhos de corte e apanha da uva, apenas interrompidos às 11h15 para retemperar energias com a tradicional bucha ao ar livre, que será degustada na mesa de pedra utilizada pelos antepassados da casa para o mesmo efeito e que contempla presunto a corte, salgadinhos, chouriça assada, queijos Serra da Estrela e compotas produzidos na Casa da Ínsua, servidos com masseira de pão tradicional preparado no forno comunitário e trazido à cabeça, ainda quente, por um elemento de um rancho folclórico.
Após a pausa, os participantes regressam à parcela para continuarem o corte da uva e levarem-na para o centenário lagar de pedra.
O esforço e a labuta matinais são recompensados com um delicioso buffet de sabores regionais num espaço exterior, onde também haverá animação musical. A refeição inclui, entre muitas iguarias, saladas simples e compostas, enchidos corados, pica-pau e moelinhas, salgadinhos diversos, azeitonas temperadas, acompanhada pelos elegantes vinhos do Dão provenientes da adega da Casa da Ínsua.
O programa termina pelas 15h00 com uma prova de vinhos do Dão e queijos Serra da Estrela, produzidos na quinta, comentada por José Matias, enólogo e gestor agrícola da Casa da Ínsua.
Para usufruir em pleno da experiência de colheita 2023, a Casa da Ínsua oferece um pacote de alojamento para duas noites, válido de 29 de setembro a 1 de outubro. A proposta inclui, para além da vindima, pequeno-almoço buffet, entrada gratuita no Núcleo Museológico da Casa da Ínsua e desconto de 20% em compras de vinhos colheita e reserva na loja da Casa da Ínsua. O alojamento custa a partir de 356,80 euros para duas pessoas.