A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Câmara de Viseu aprovou esta quinta-feira (19 de agosto), em reunião do executivo, a construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) para Silgueiros e Oliveira de Barreiros.
A obra foi aprovada depois de o executivo ter ratificado a decisão do conselho de administração dos SMAS.
Após a reunião, a presidente da Câmara, Conceição Azevedo, explica que o projeto da nova ETAR terá como objetivo “garantir o tratamento adequado das águas residuais domésticas da freguesia de Silgueiros e das povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscos, na freguesia de S. João de Lourosa, de acordo com os requisitos e processos mais avançados”.
Com a construção da nova infraestrutura, vão ser desativadas quatro atuais ETAR, incluindo as de Passos de Silgueiros e Lages de Silgueiros, e duas fossas séticas coletivas. Conceição Azevedo afirma que o projeto pretende “melhorar as condições de vida e saúde pública de mais de 3.000 viseenses” e representa um “salto qualitativo” na preservação do ambiente.
Segundo a Câmara, a ETAR vai contar com um sistema de tratamento avançado que garante a “remoção de azoto total e fósforo total” e ainda uma redução de 20 por cento dos valores limite de emissão no efluente durante a época de estiagem, cumprindo as orientações da Agência Portuguesa do Ambiente.
Os planos da autarquia para a nova ETAR passam também pela interligação das redes existentes e pela realização de pequenas ampliações para servir alguns locais que ainda não têm redes de saneamento básico.
A presidente Conceição Azevedo promete que a obra vai permitir assegurar “a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos viseenses, introduzindo também um fator de atratividade que pode fazer a diferença quando se trata de captar e fixar novos habitantes ou novos investimentos para a região”.
Ainda nesta zona, já foi concluída a instalação de grande parte das redes de coletores de águas residuais domésticas que servem Silgueiros, Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscoso.