Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Jorge Marques
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Bloco de Esquerda anunciou o nome de David Santos como cabeça de lista por Viseu às legislativas de 18 de maio. O nome foi já ratificado pela Mesa Nacional do partido que aprovou também como número dois Fátima Teles.
David Santos é de Mangualde, tem 38 anos, e é técnico de farmácia e escritor. Aceitou o desafio porque, como o próprio afirma, “conheço desde a esgotante realidade dos trabalhos por turnos até aos horários asfixiantes da restauração. Conheço igualmente a precariedade laboral e o que é contar cada euro para esticar o salário até ao final do mês”.
Atualmente a trabalhar numa farmácia, o candidato é mestrado em ciência política e comdoutoramento em filosofia. A formação académica, faz questão de frisar, foi feita “numa universidade do Interior do país como a UBI”.
“Politicamente não podia deixar de ser esquerda porque esquerda é o movimento dos de baixo contra a exploração e a opressão dos de cima. A fé inabalável na vontade coletiva como motor da história é o que move contra o culto do individualismo e o fanatismo ideológico dos projetos mais obscurantistas do nosso século”, sublinha.
Já Fátima Teles, professora e artista plástica, é licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar e mestre em Ensino das Artes Visuais pela Universidade do Porto. “Acredito na justiça social e na construção de um mundo mais justo. Não aceito a retórica do “mérito” que ignora as desigualdades estruturais. O mundo em que vivemos não é obra do acaso, foi construído com base em relações de poder que privilegiam uns e silenciam outros”, sublinha a propósito das suas motivações.