Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Exército Português escolheu a cidade de Viseu para ser o palco das comemorações do Dia do Exército de 2025, que decorrem entre 21 e 26 de outubro. A apresentação do evento teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Viseu, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
Na sessão, o General Mendes Ferrão destacou que “a escolha de Viseu é um merecido reconhecimento da forte ligação entre a região e o Exército, reforçada ao longo dos séculos pela presença de muitos dos seus filhos nas fileiras da nossa instituição”. O evento vai incluir a maior exposição de sempre da componente militar terrestre realizada em Portugal, que vai contar com cerca de 1.500 militares e mais de 150 viaturas.
O programa contempla a “Expo Exército 2025”, eventos culturais, concertos musicais, momentos de homenagem, uma cerimónia eucarística, um evento desportivo, um sarau gímnico e musical e a tradicional cerimónia militar.
O General Mendes Ferrão sublinhou ainda que “será uma semana intensa, um momento único, em que procuraremos proporcionar aos cidadãos de todas as idades uma participação ativa nas diversas atividades, que irão evidenciar os eixos estruturantes em que se consubstancia a visão do Exército Português: Legado Histórico, Potencial Humano, Liderança, Cooperação Nacional e Internacional, Inovação e Modernização, e Prontidão”.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, afirmou que o município tem “uma ligação umbilical ao Exército, nomeadamente através do nosso Regimento”. O autarca saudou a descentralização das comemorações do Dia do Exército para cidades do Interior, e considerou que a iniciativa “dignifica o Exército e a cidade”.
O Chefe de Estado-Maior adiantou que “o programa vai ser refinado, mas teremos três trilogias de concertos. Um concerto com o Padre Guilherme, um concerto com a Orquestra do Exército e um concerto com a Banda Sinfónica do Exército”. Também estará em destaque a exposição de materiais, equipamentos e projetos de investigação e desenvolvimento do Exército, incluindo indústrias que fornecem novos equipamentos às forças militares.
“Em Viseu, cidade de história e de tradições, comemorar o Dia do Exército será, sem dúvida, uma oportunidade para exaltar o nosso papel na sociedade e reforçar a ligação com os portugueses. Contamos com a presença de todos, para juntos, celebrarmos o Exército de ontem, de hoje e do futuro. Um Exército pronto para servir e preparado para combater, desde sempre a Honrar Portugal!”, concluiu o General Mendes Ferrão.