Em um dia e meio, 30 oradores deixaram o seu testemunho e…
A magia do desconhecido… chega à Ourivesaria Pereirinha. A Monseo Jewels, marca…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu
por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense
Esta segunda-feira Viseu celebra o 631º aniversário do Rei D. Duarte com um conjunto de iniciativas. As comemorações arrancam com no Centro Histórico, na Praça com o nome deste Rei viseense, com a deposição de uma coroa de flores, junto à estátua.
Ao final da tarde, a partir das 16h00, o Museu Nacional Grão Vasco recebe a apresentação da obra “Livro dos Conselhos de El Rei D. Duarte”, com edição e notas de João Ferreira da Fonseca. Este é já o terceiro livro editada e publicada pela Freguesia de Viseu, dedicado à personalidade.
O livro “consiste numa obra curiosíssima no plano da literatura medieval e de excecional interesse entre as fontes históricas para o período da Idade Média”. Segundo a freguesia de Vise, “esta obra chegou até nós através de uma cópia, conhecida vulgarmente como Livro da Cartuxa, título cuja origem se pensa ter sido atribuído aquando da oferta de uma cópia do manuscrito à livraria do Convento da Cartuxa de Scala Coeli, em Évora, por D. Teotónio de Bragança”.
O Museu Grão Vasco será ainda palco de uma mostra de falcoaria medieval, às 19h30, pela Associação de Recreação Histórica Portucale Fidelis. As celebrações terminam pelas 21h00 com um concerto de música medieval erudita, pelo Grupo Jogralesca.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, destacou a relevância da data para a identidade e história da região.
“Esta é uma forma de assinalarmos, com toda a dignidade, pessoas, épocas e datas que são de enorme relevância e que muito dizem à nossa identidade e à nossa história. O Rei D. Duarte era um homem de Cultura, facto que nos orgulha a todos”.
Já a vereadora da Cultura e Turismo, Leonor Barata, destacou a celebração desta efeméride como sendo marcante para “um território do pensamento, de atividade cultural e de dinamização das atividades artísticas”.