Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
Viseu vai comemorar na próxima terça-feira (18 de fevereiro) o dia de São Teotónio, o padroeiro da cidade e da Diocese. A missa solene vai decorrer a partir das 18h30 na Sé Catedral, sendo presidida pelo bispo D. António Luciano.
Além da homenagem a São Teotónio, a missa também vai ter como destaque o momento em que os diáconos permanentes renovam as promessas de fidelidade no ministério.
Já no dia 22, sábado, a igreja do Seminário Maior de Viseu recebe a partir das 21h00 um concerto em honra do padroeiro com as atuações do Coro Diocesano de São Teotónio e da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
A Diocese de Viseu fala em “dois momentos de grande importância” para a própria instituição da Igreja Católica, recordando a figura de São Teotónio, refletindo sobre a sua vida e os seus ensinamentos e exaltando o seu testemunho como “exemplo de fé e de virtude”.
“Esta celebração, na festividade do nosso padroeiro São Teotónio, aviva em nós o espírito de pastor na relação com o seu povo e no serviço pastoral, de modo sinodal, e apresenta-nos uma Igreja peregrina com solicitude pelos pobres. Este dia representa também uma oportunidade para fortalecer os laços do presbitério, olhando para os desafios pastorais e para a renovação das comunidades, num compromisso com os valores do Evangelho e de caridade para com os mais necessitados”, destaca o bispo D. António Luciano.
Para o prelado de Viseu, São Teotónio representa um modelo de santidade e a sua data serve para honrar a sua memória e feitos.
“É uma ocasião para a Igreja recordar a vida daquele que, por meio do seguimento de Cristo e do mistério da sua cruz, se dedicou devotamente ao próximo, tornando-se modelo de santidade para todos. Ao lembrar a sua vida, o povo de Deus é convidado a meditar sobre a maneira de viver mais fiel aos ensinamentos de Cristo, incorporando virtudes como o amor e a proximidade, diante das dificuldades”, remata o bispo.
São Teotónio foi o primeiro santo português a subir ao altar e teve um papel muito importante nos primórdios da nação. Esteve ao lado de D. Afonso Henriques contra a sua mãe. É o padroeiro da Diocese de Viseu, mas recusou dela ser bispo.
Nasceu em 1082, em Ganfei, concelho de Valença. Aos dez anos foi para Coimbra. Em 1098, veio para Viseu, onde deu continuidade aos estudos e foi ordenado sacerdote. Por volta de 1110 assumiu o cargo de Prior da Sé de Viseu, do qual abdicou para ir em peregrinação à Terra Santa. Morreu em 1162, tendo sido canonizado um ano após a sua morte.