Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Várias modalidades desportivas estiveram este sábado (18 de janeiro) representadas um pouco por toda a cidade de Viseu. Do Rossio à Sé, dos museus aos parques, uma maratona desportiva que marcou o encerramento da iniciativa “Viseu Cidade Europeia do Desporto”.
Além de modalidades como basquetebol, futebol, voleibol, artes marciais, arco e flecha, xadrez, hipismo e muitas outras, dinamizadas pelos clubes e associações, também os vários agentes de proteção civil marcaram presença na iniciativa, com demonstração de meios e até um “rappel” nas paredes da Sé de Viseu.
O encerramento vai contar ainda com uma edição especial do “Viseu anda para a rua”, uma iniciativa que todas as semanas leva os participantes pelas ruas da cidade a caminhar ou a correr, e ainda uma cerimónia, no Pavilhão Multiusos de Viseu.
“Viseu Cidade Europeia do Desporto” decorreu ao longo de 2024 e o balanço é “francamente positivo”, disse aos jornalistas o presidente da autarquia.
Fernando Ruas destacou o “envolvimento de 90 mil pessoas” e as “horas e horas de atividade e modalidades”.
“Acho que este evento é benéfico para a cidade que o tem, desde logo porque se faz uma avaliação à ‘priori’, para ver se a cidade comporta um evento destes, e depois pela semente lançada e que dará frutos seguramente”, disse.
O autarca espera que a Cidade Europeia do Desporto tenha um impacto positivo quer na população e junto das associações e admite que isso já está a acontecer.
“Viseu ganhou o hábito de fazer desporto e isso era o que se pretendia”, afirmou, destacando ainda a alavanca que a iniciativa deu a programas desportivos como a Atividade Sénior ou a Escola Ativa.
Fernando Ruas disse ainda que permitiu requalificar vários recintos desportivos como “alguns campos, o Skatepark ou um equipamento de BTT novo”.
O evento desportivo permitiu também “incentivar os clubes” que agora “necessitam de espaços bem localizados para exercerem a atividade”.
Quando aos vários embaixadores de Viseu Cidade Europeia de Desporto, Fernando Ruas disse que a ligação à cidade não se esgota no final do evento desportivo.
“Têm sido extremamente simpáticos. Os embaixadores são pessoas com grande ligação à cidade e isso é para continuar”, finalizou.