Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Está a aumentar no distrito de Viseu o número de idosos a viverem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade. Segundo os dados da Operação “Censos Sénior 2022” da GNR, que decorreu no mês passado, há pelo menos 3.586 idosos a morarem só e em locais ermos. Face ao ano de 2021 há mais 43 idosos a viverem nestas situações, revela a Guarda Nacional Republicana.
Viseu continua a ser o terceiro distrito do país com mais seniores sinalizados, depois de Vila Real (5.353) e Guarda (5.243).
Em comunicado divulgado esta quinta-feira (3 de novembro), a GNR explicou que esta operação visa garantir ações de patrulhamento e sensibilização à população mais idosa que vive sozinha e/ou isolada, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, reduzindo o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto.
Durante a ação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável. No total, foram sinalizados em todo o país 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade.
Na edição de 2022 da Operação “Censos Sénior”, a GNR realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando “um apoio mais próximo” à população idosa, o que contribui para “criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR”, servindo a iniciativa para também aumentar o sentimento de segurança.