No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A região de Viseu conta esta quinta e sexta-feira (31 de outubro e 1 de novembro) com a previsão de precipitação, mas o sol regressa sábado (2 de novembro). O distrito está em aviso amarelo por causa de chuva que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada. O alerta vai das 12h00 à meia-noite desta quinta-feira.
Hoje, o concelho de Viseu conta com céu nublado, mas a previsão dá conta de que a chuva pode surgir ao final da tarde com possibilidade de ser forte durante a noite. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão variar entre os 11 e os 17 graus.
Os meteorologistas já avisaram nas últimas horas que a depressão Dana – que causou muitos danos e provocou várias mortes em Espanha – vai dirigir-se para Portugal, mas acompanhada de uma perda de intensidade em comparação com o que se sucedeu no país vizinho. Mesmo assim, o IPMA garante que vai manter-se vigilante.
O IPMA também prevê precipitação em outros concelhos do distrito. As máximas vão estão entre os 14 graus em Penedono e os 22º em Mortágua. Santa Comba Dão regista 21 graus, enquanto Carregal do Sal, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela atingem os 20º.
Estão previstos 19 graus em Cinfães, Nelas, Oliveira de Frades, Resende e Tabuaço, 18º em Armamar, Mangualde e Penalva do Castelo, 17º em Castro Daire, Lamego, São João da Pesqueira e Tarouca, 16º em Sátão e 15º em Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva.
As mínimas estão entre os 9º em Penedono e os 13º em Mortágua e São Pedro do Sul.
Amanhã, preveem-se nuvens e aguaceiros, ainda que acompanhados de abertas nalguns períodos do dia, em Viseu. A capital do distrito regista apenas uma subida ligeira na temperatura mínima para os 12 graus neste dia de feriado.
Já no sábado, o sol vai brilhar em pleno na região. Viseu vai ter uma subida da temperatura máxima para os 20 graus, mas a mínima volta na casa dos 11º. No domingo (3 de novembro), regista-se uma nova descida das temperaturas para os 19º de máxima e os 10º de mínima.
Segundo as previsões do IPMA, a região de Viseu pode contar primeiro com céu parcialmente nublado e depois com poucas nuvens na próxima semana.