Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Viriatos, pastéis de feijão, castanhas de ovos, cavacas de Resende, bolo podre de Castro Daire e pastéis de Vouzela vão estar à prova em mais uma edição do Viseu Doce, que irá decorrer no primeiro fim de semana de abril (5 e 6 de abril) no Mercado 2 de Maio.
A quinta edição do evento organizado pela Câmara de Viseu e pela Associação Comercial do Distrito de Viseu celebra a doçaria regional e os vinhos do Dão, com uma programação que inclui conversas, showcookings, workshops e animação musical.
Segundo a autarquia, estão confirmados 16 operadores de doçaria no evento que também não esquece outros doces como chocolates, biscoitos e pão tradicional, além dos restaurantes residentes do Mercado 2 de Maio, que participarão com a venda dos seus petiscos e sabores, e de produtores e quintas de vinhos do Dão.
A programação também tem outras propostas para miúdos e graúdos, da música às conversas, dos showcookings aos workshops. No dia 5, sábado, o Mercado 2 de Maio recebe ao meio-dia uma conversa sobre a história, o segredo e o sabor das famosas Cavacas de Resende com a participação de Sara Sá, das Cavacas da Adozinda.
Às 13h00, começa a primeira sessão de showcooking com João Mendes, o célebre pasteleiro dos pastéis de feijão de Viseu. A música entra ao início da tarde com uma atuação do saxofonista Tiago Taborda, às 14h00. A abertura oficial do Viseu Doce é às 15h00.
A tarde segue com novas propostas e desafios na cozinha do Viseu Doce. Às 15h30, o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, brindará o público com um showcooking sobre sobremesas sustentáveis. Uma hora depois, é a vez do chef Luís Almeida, dos restaurantes Palace e Memórias e da Rústica Padaria Tradicional, vai dar a conhecer os truques de confeção de Babkas, uma das especialidades da Rústica. Às 18h00, a Escola Profissional de Vouzela vai terminar as lições de doçaria da tarde com um showcooking sobre o Alforges de São Frei Gil.
A música vai ser tocada a partir das 19h30 com o DJ Arede a assumir a mesa de som. Às 21h00, a banda Mosca na Sopa vai fazer um concerto-tributo a Rui Veloso no piso superior do Mercado.
Já no dia 6, domingo, a manhã é dedicada aos mais novos com um workshop alusivo à confeção de cupcakes e bolachas, às 11h00, com Patrícia Lopes, da Doce Tentação – Atelier de Cake Design. Segue-se um momento de animação musical com a artista Inês Simões às 13h00.
Os showcookings regressam a partir das 14h30, com Natália Figueiredo, do Forno da Serra, a dar a conhecer o bolo podre de Castro Daire, entre outros. Às 16h00, a pastelaria May Flour revela os segredos e aromas da massa choux. O Viseu Doce termina às 17h00 com uma conversa descontraída e bem doce sobre os viriatos, as rotundinhas e outros produtos com a Confeitaria Amaral.
A entrada no Viseu Doce é gratuita e a participação nos workshops é sujeita à lotação do espaço. O evento no Mercado 2 de Maio funciona entre as 11h00 e as 22h00 no dia 5 e das 11h00 às 18h00 no dia 6.