Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Discutir, trocar ideias e partilhar boas práticas quanto à hospitalidade e segurança em eventos desportivos é o objetivo maior da segunda edição do S4 Congress – Safety, Security and Service at Sports Events, organizado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).
A iniciativa decorre esta quarta e quinta-feira na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. Durante dois dias participam no congresso o Conselho da Europa, a UEFA, a FIFA e a La Liga, num congresso internacional que tem ainda como ponto alto uma entrevista ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
Em entrevista ao Jornal do Centro, o presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro mostrou-se preocupado com o crescimento do extremismo e da intolerância e ressalva o papel do desporto enquanto instrumento de união entre povos. Rodrigo Cavaleiro não defende o aumento do valor das multas para quem insulta e agride num recinto desportivo e prefere penalizações mais rápidas.
No ano passado a organização salientou os mais de 1000 participantes, entre presenciais e assistência on-line com transmissão para 14 países. A APCVD assinala que o congresso é uma ocasião para debater boas práticas e inovações no que diz respeito à segurança em eventos desportivos. Por isso, são chamados a participar vários profissionais: gestores de segurança, assistentes de recintos desportivos, técnicos municipais de desporto, forças de segurança e oficiais de ligação ao adepto.
Na sessão de abertura, marcada para esta quarta-feira, 16 de outubro, vão discursar o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, e o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
A moderação dos painéis é da responsabilidade dos jornalistas Paulo Sérgio, da RTP e Filipa Pereira, da SIC. Pelo palco da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu vão passar oradores do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Comité Olímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Futebol, Federação de Andebol de Portugal, Liga Portugal, PSP e GNR.
São vários os especialistas internacionais que vão estar em Viseu durante dois dias. Andreas Schär, Diretor Executivo do UEFA EURO 2Europe, Carloss, Diretor de Operações de Segurança da FIFA, Ken Scott, Chefe de Inspeção na Sports Grounds Safety Authority (SGSA), Adrian Dinca, Presidente do Comité de Segurança em Eventos Desportivos do Conselho da Europa, Marina Tranchitella, Diretora de Segurança, Infraestruturas e VAR da Federação Paulista de Futebol, Lena Wiberg, Football Supporters Europe, Carlos del Valle, Diretor de Segurança, Integridade e Emergências, La Liga, Paolo Casilli International Centre for Sport Security (ICSS) e Thyr Rodrigues, especialista em Segurança de Multidões e Análise de Risco (ex-UEFA) vão apresentar as melhores práticas em várias áreas do desporto.
Além disso, quem for até ao Instituto Politécnico de Viseu pode escutar os testemunhos de atletas olímpicos e paralímpicos como Miguel Monteiro, atleta paralímpico natural de Mangualde que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Paris, 2024 e ainda Bárbara Timo e Miguel Vieira.