A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Viseu conta os dias para mais uma edição da Feira de São Mateus. Com o palco montado, barraquinhas e diversões já no recinto, o certame arranca na quinta-feira (dia 1 de agosto) ao som de Kumpania Algazarra, que sobem ao palco pelas 22h00.
Kumpania Algazarra é uma banda portuguesa com origem em Sintra, em 2004. Inspirados pelo folk, reggae, ritmos latinos e funk, o grupo é quem inaugura o Palco Sabseg este ano.
No dia 2 de agosto, Nuno Ribeiro atua pela primeira vez no palco da guardiã das feiras populares do país. No dia 6 há concerto dos D.A.M.A e a fadista da Beira Alta, Catarina Rocha, atua no dia seguinte (7 de agosto).
O certame contará também com os concertos de Nininho Vaz Maia (9 de agosto), Rui Veloso (10 de agosto), R.A.Y.A, grupo musical nascido em Sevilha, no dia 14 de agosto. Diogo Piçarra regressa a Viseu no dia 16. Dillaz tem atuação marcada para dia 17 de agosto. Os Xutos e Pontapés também estão de regresso, no dia 20.
Paulo Gonzo pisa o palco no dia 24 de agosto, seguido de Augusto Canário, no dia 25. A dupla musical Calema, que trouxe mais de 40 mil pessoas à Feira de São Mateus na edição anterior, também está de regresso no dia 27 de agosto.
O concerto de Ivandro está agendado para o dia 30. Diretamente de Chelas, Sara Correia atua no dia 31.
Para o mês de setembro, Slow J atua no dia 3, Carlão atua no dia 6, Maninho a 7 de setembro, e a banda Hi-Fi encerra a edição, no dia 8.
À semelhança das edições anteriores, a Feira de São Mateus brinda os visitantes com inúmeras atividades desportivas, desde o Padel ao Andebol, e ainda com a 41ª Meia Maratona Carlos Lopes.
Gru – O Maldisposto 4 será o filme exibido na noite de cinema da Feira, no dia 28 de agosto.
A partir de 9 de setembro, Viseu volta a ter Feira franca regressa a Viseu e vai terminar a 21 de setembro, um evento que complementa a Feira de São Mateus, no mesmo recinto, mas dedicado a associações e artistas regionais. A feira franca decorre de 9 a 21 de setembro, e nessas duas semanas os feirantes vão poder manter-se sem custo acrescido.
Para além da novidade da feira franca, também o recinto sofre alterações, onde há um aumento de capacidade em cinco mil pessoas. Desta forma, a Feira poderá receber 45 mil pessoas, mas em dias de espetáculo o número reduz para 25 mil por questões de segurança.
Também no período em que decorre a feira, realiza-se pela primeira vez o festival que pretende internacionalizar-se, o Mateus Fest, o festival da Feira de S. Mateus que quer internacionalizar-se. Este festival, que acontece no primeiro sábado de agosto, dia 3, tem nomes como The Script, Gavin James, Fernando Daniel e Hybrid Theory confirmados.
* Texto: Carolina Vicente