A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O distrito de Viseu despede-se de 2024 com avisos de frio e nevoeiro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta segunda-feira (30 de dezembro) um aviso amarelo por causa das baixas temperaturas mínimas.
Além disso, o instituto prolongou mais uma vez o aviso laranja de nevoeiro, com persistência em especial nas zonas de vale e com direito a formação de sincelo.
Ambos os avisos continuam até quarta-feira (1 de janeiro), o primeiro dia do novo ano de 2025. E, de facto, as doze badaladas vão ser tocadas com temperaturas negativas em Viseu: -1 grau de mínima esta segunda e terça-feira (31 de dezembro) e -2º na quarta-feira.
No distrito, a temperatura mínima atinge hoje os -3º em São João da Pesqueira, os -2º em Moimenta da Beira e Penedono, e o -1º em Sernancelhe e Vila Nova de Paiva.
Com zero graus de mínima estão boa parte dos concelhos: Castro Daire, Cinfães, Mangualde, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tarouca e Vouzela.
Armamar, Carregal do Sal, Nelas e Tabuaço ficam com 1º de mínima e Mortágua, Resende e Tondela com 2º.
Quanto à máxima, Viseu regista hoje 11 graus. No distrito, as máximas oscilam entre os 3º em Penedono e os 14º em Mortágua.
São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela registam 13º, Carregal do Sal, Oliveira de Frades e Santa Comba Dão 12º, Castro Daire, Nelas e Penalva do Castelo 11º, Mangualde e Sátão 10º, Resende 9º, Tabuaço e Vila Nova de Paiva 8º, Armamar 7º, Cinfães, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tarouca 6º, e São João da Pesqueira 5º.
Amanhã, o último dia de 2024, a máxima em Viseu desce para os 10º. Depois, na quarta-feira, volta para os 11º.
Segundo o IPMA, os primeiros dias do novo dia contam com máximas praticamente estáveis. Na quinta-feira (2 de janeiro), Viseu fica entre os 0º de mínima e os 10º de máxima. Na sexta (dia 3), a mínima sobe para os 4º e a máxima volta a fixar-se nos 11º.
Já no sábado (dia 4), a máxima sobe ligeiramente para os 12º e prevê-se o regresso da chuva, ainda que inicialmente com precipitação fraca, uma previsão do IPMA que se mantém para os dias seguintes. As mínimas no primeiro fim de semana de 2025 vão variar entre os 7º no sábado (dia 4) e os 5º no domingo (dia 5).