No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Maria Duarte - Era Viseu Viriato
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
O distrito de Viseu está sob aviso meteorológico por causa da previsão de nevoeiro. Esta sexta-feira (27 de dezembro), a região está em aviso amarelo até à meia-noite, altura em que o nível passa para laranja pelo menos até ao meio-dia de domingo (dia 29).
Em causa, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está a persistência do nevoeiro durante várias horas, em especial em zonas de vale. Os meteorologistas também alertam que esse nevoeiro poderá ser gelado.
O norte do distrito vai ser mais afetado por estes avisos. Entre os concelhos com previsão de nevoeiro para os próximos dias, estão Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades (só no domingo), Penedono, São João da Pesqueira, Sátão (manhã de domingo), Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Vila Nova de Paiva e Vouzela (madrugadas de sábado e domingo).
No sul do distrito, a previsão vai ser de sol e temperaturas geladas. Esta sexta-feira, Viseu regista uma descida dos termómetros para os 15 graus de máxima e os 3º de mínima. Os concelhos de Mortágua, São Pedro do Sul e Vouzela contam hoje com 17º de máxima.
Com 16 graus previstos, estão Oliveira de Frades e Tondela. Com 15º, estão Carregal do Sal, Castro Daire e Santa Comba Dão.
Cinfães, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão registam 14 graus de máxima, Resende 13º, Vila Nova de Paiva 11º, Sernancelhe e Tabuaço 10º, Armamar, Lamego e Tarouca 9º, Moimenta da Beira 8º, São João da Pesqueira 7º e Penedono 6º.
As mínimas variam entre o 1º em Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira e Vila Nova de Paiva e os 5º em Cinfães, Mortágua, Nelas, Resende e Tondela.
No último fim de semana de 2024, o frio vai continuar com uma descida das temperaturas em Viseu. A máxima baixa para os 13 graus no sábado (dia 28) e os 11º no domingo (dia 29), enquanto a mínima desce para os 2º amanhã e os 0º no domingo.
Os últimos dias do ano ficam marcados pelas temperaturas negativas na capital do distrito: -1 grau de mínima e 12º de máxima nas próximas segunda e terça-feira (dias 30 e 31). Já no primeiro dia de 2025 (quarta-feira, 1 de janeiro), Viseu volta a registar 0º.