A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Percurso de Santa Eufémia
Entre os vários trilhos, o percurso de Santa Eufémia, localizado na freguesia de Cepões, é um dos mais emblemáticos. Com uma extensão de 9 km e nível de dificuldade médio, esse percurso proporciona uma experiência única de contato com a natureza e a cultura local.
João Duarte, presidente da União de Freguesias de Barreiros e Cepões destaca que o percurso, com mais de 15 anos foi ideia da parte da Câmara Municipal de Viseu, que desenvolveu um projeto para criar percursos pedestres em várias freguesias.
“Hoje, temos mais de um percurso, mas o de Santa Eufémia é o mais popular devido à sua ligação com a romaria de Santa Eufémia, que ocorre a 16 de setembro no monte de Santa Eufémia”, conta o Presidente.
Durante a caminhada, os visitantes podem conhecer pontos de interesse como o Lagar dos Mouros, uma estrutura antiga que remonta ao período romano e era usada para a produção de vinho, o Núcleo de Moinhos da Igreja, que testemunha a importância dos moinhos na economia local, e o Local dos Casamentos de São Martinho, onde ocorre um ritual simbólico e antigo para incentivar o casamento entre os solteiros da região.
As caminhadas organizadas pelo grupo de jovens da freguesia ao longo do ano incentivam tanto moradores quanto visitantes a percorrerem este trajeto histórico e natural.
Cultura e Património
Além dos percursos pedestres, Viseu são várias as ofertas culturais e históricas que a cidade oferece. Entre os pontos de visita obrigatória estão a Feira de São Mateus, uma das feiras francas mais antigas da Península Ibérica, repleta de importantes artistas nacionais, gastronomia e artesanato.
A Igreja Paroquial de Santa Maria, mais conhecida como Sé de Viseu é dos monumentos mais emblemáticos da cidade e um dos mais antigos de Portugal. A sua imponente fachada, marcada com duas torres sineiras e um portal gótico é um ícone da cidade. No seu interior, os detalhes de talha dourada, azulejos e pinturas merecem ser admirados.
Se procura mergulhar no mundo da arte, não pode perder o Museu Nacional Grão Vasco, um dos mais importantes a nível nacional. O museu é dedicado à arte renascentista e ao pintor Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco. No local pode encontrar várias coleções de pintura e escultura de artistas.
Para fugir ao movimento da vida citadina, o Parque do Fontelo é um espaço de calma e tranquilidade no coração da cidade. Com trilhos cuidados, parque infantil e mesas de piquenique, é o local perfeito para programas em família.
Porque visitar Viseu?
Viseu é um destino que une história, cultura, natureza e tradição. Os percursos pedestres são um convite irrecusável para explorar a cidade de forma autêntica, permitindo aos visitantes uma imersão no património natural e cultural da região. Seja para uma caminhada tranquila, uma visita à Feira de São Mateus ou para conhecer a história da cidade, Viseu tem algo a oferecer a todos