Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A cidade de Viseu recebe este sábado (29 de março) a Caminhada pela Vida. A iniciativa, promovida pela Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV), está marcada para as 14h30, com a concentração no Campo de Viriato.
Os participantes vão percorrer as ruas de Viseu até chegarem ao Rossio, para defenderem “a vida e os seus valores básicos” e alertarem contra o que entendem como “situações em que a vida é colocada em causa ou gera desespero por não ser protegida, acarinhada e desejada”, segundo a organização.
A iniciativa está aberta a todos os que queiram participar, “congregando pessoas e organizações de distintas proveniências, numa pluralidade de expressões e afirmação do primado da vida e da dignidade humanas sobre todas as circunstâncias”, acrescenta.
Segundo a ADAV Viseu, a Caminhada pela Vida visa ser “uma manifestação pública de apoio aos valores humanos, no arco inteiro da existência, em favor da vida toda, com destaque primordial das vidas sofridas, transformando-se num incentivo à cooperação humana e a ações concretas que possam colocar em primeiro lugar a vida de cada pessoa”.
A organização convida “todos quantos sentem que a vida humana deve ser defendida, valorizada e elevada à dignidade que merece, a participar nesta ação pública, percorrendo algumas ruas da cidade de Viseu”, defendendo, desta forma, “o respeito por toda a vida humana, desde a conceção até à morte natural”.
Também no mesmo dia, a Caminhada pela Vida sai à rua nas cidades de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto e Santarém. A organização apela aos participantes que neste dia vistam uma peça de roupa branca e se façam acompanhar de faixas.
Em Viseu, a caminhada começa no Campo de Viriato e os participantes saem em direção à Avenida Emídio Navarro, atravessando a Casa da Ribeira, o Teatro Viriato, o Soldado Desconhecido e a rotunda junto ao Jardim de Santo António e Bairro da Misericórdia. Daí, seguem pela Avenida Capitão Silva Pereira e chegam à rotunda de Santa Cristina, prosseguindo pela Rua Formosa e pelo Rossio, onde a manifestação termina com um momento cultural e com intervenções.