A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
O atleta de jiu-jitsu brasileiro Vinicíus Liberati, vice-campeão mundial da modalidade, vem a Viseu nos dais 27 e 28 de janeiro. O convite foi feito pela Escola Delariva Viseu. O atleta vai estar presente em dois workshops – um em cada dia – que vão decorrer no Pavilhão Desportivo do Fontelo. Em ambos os dias o workshop começa às sete e um quarto da tarde.
Ao Jornal do Centro, o professor de jiu-jitsu na equipa Delariva Viseu, Rui Martins destaca que Viseu vai receber o segundo melhor atleta mundial da categoria em que compete. “É um evento importante para a nossa escola, que é a instituição mais antiga de Viseu. É a melhor escola de Viseu, a que ganhou mais títulos de Viseu”, destaca o professor. Neste momento a Escola Delariva tem cerca de 40 alunos nos quadros. “O atleta mais novo tem seis anos, o mais velho, 60”, refere o professor.
Rui Martins esclarece que a modalidade está a crescer em Viseu, no distrito e a nível nacional. “O jiu-jitsu está a passar por bons momentos. Tem muitos praticantes, deve ter sido o desporto dito secundário que mais cresceu nos últimos anos. O Europeu de jiu-jitsu vai ser feito em Lisboa este ano. Terá seis mil atletas inscritos em seis dias de evento, com milhares de pessoas nas bancadas”, justifica.
Em nota oficial, a Delariva Viseu refere que Vinicius Liberati se destacou “em várias competições internacionais” e conseguiu, entre outros, “o vice-campeonato mundial de 2024, o campeonato europeu e o campeonato sul-americano”. A equipa de jiu-jitsu de Viseu explica que nos workshops “os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com Vinícius Liberati, que partilhará a sua experiência e conhecimento enquanto atleta de alta competição”. “Este evento representa uma excelente oportunidade para praticantes e adeptos de Jiu-Jitsu brasileiro conhecerem e aprenderem com um dos melhores atletas do mundo”, conclui a instituição desportiva.