Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
25 equipas de ténis de mesa vão competir em dois fins de semana diferentes, em Viseu, pela Taça de Portugal masculina e feminina. Na prova masculina marcam presença 16 clubes, na feminina, nove. E um deles é de Viseu. Trata-se da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Mundão (APEE) que tentará levantar o troféu feminino. Viseu acolhe as duas fases finais em dois fins de semana de janeiro. A fase final masculina decorre nos dias 11 e 12 de janeiro, o próximo fim de semana, no Pavilhão Multiusos de Cavernães. A prova feminina é discutida no fim de semana seguinte, também em Cavernães.
O presidente da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu (ATMDV), Aquilino Rocha Pinto, refere que “é sempre relevante uma prova nacional realizar-se em Viseu”. “A competição desenrolar-se na capital de distrito pode levar a que a modalidade seja mais promovida. A Associação só tem é de agradecer à Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e ao município de Viseu pelo esforço para que, uma prova tão importante fosse conseguida”, realça. O dirigente destaca a presença da equipa de Mundão na fase final feminina. “É importante para o clube e restante comunidade mesatenista do distrito de Viseu”, elogia.
Na apresentação da fase final da Taça de Portugal masculina e feminina, a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu esteve representada por Paulo Ferreira. O dirigente realçou que Viseu tem 15 clubes e 300 agentes desportivos e que o foco é aumentar este número numa modalidade que, referiu, “sempre foi muito acarinhada”.
Viseu vai voltar a celebrar ténis de mesa no futuro com mais provas nacionais
Ao Jornal do Centro, o vereador do desporto no município de Viseu, Pedro Ribeiro, diz que se trata “de mais uma prova de grande relevância nacional” que Viseu acolhe. “É um três em um. É uma prova nacional, Viseu tem 15 equipas de ténis de mesa e é um dos distritos a nível nacional com maior relevância nesta modalidade, com uma equipa muito importante, a do Agrupamento de Escolas de Mundão. E ainda por cima vamos descentralizar, que era um dos objetivos da Cidade Europeia do Desporto, realizando as duas provas num pavilhão que está devidamente preparado para este tipo de prova, em Cavernães”, enumera o vereador.
Pedro Ribeiro diz que através do desporto escolar e de apoio municipal foi possível levar avante um clube que “dá cartas a nível nacional”, referindo-se à equipa da APEE de Mundão. Para o futuro ficou já a promessa de Viseu voltar a acolher uma prova relevante de ténis de mesa. “Os dirigentes de várias modalidades chegam à conclusão que encontram condições para realizar provas relevantes em outras cidades sem ser Lisboa ou Porto. Há uma série de Federações que estão a constatar que, por exemplo, Viseu tem de começar a ficar cada vez mais no mapa do desporto, como destino desportivo”, assinala o vereador no executivo viseense.
Presidente da Federação de Ténis de Mesa entende ser “fundamental a descentralização das grandes provas”
Já o presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Fernando Malheiro, defendeu que a prova vai realizar-se em Viseu porque “é fundamental a descentralização das grandes provas das grandes metrópoles” e acrescentou que a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu é uma das que “mais tem crescido no número de clubes e de atletas federados”. O responsável assinala que em Viseu vai estar “a nata do ténis de mesa português, as melhores equipas e os melhores atletas, o que constitui uma oportunidade para vermos ténis de mesa ao mais alto nível”.
Na prova masculina vão competir 16 clubes. Da Primeira Divisão entram em ação AD Galomar, CCR Arrabães, CD 1º de maio, CD São Roque, CTM Mirandela, GDCS Juncal, Sporting CP e U. Sebastianense. Da Segunda Divisão competem ACR Saavedra Guedes, AD Caramanchão, ADC Ponta do Pargo, CFEA Club Football Estrela, CTM Oliveirinha, GD Pirescôxe, AMR 8 Janeiro e GD São Cibrão.
Na prova feminina estão em prova, da 1ª Divisão, os clubes do ADC Ponta do Pargo, Ala Nun’Álvares, Boa Hora FC, CP Alvito, CTM Mirandela, GDCS Juncal, Sporting CP e U. Sebastianense. A representar toda a Segunda Divisão e o distrito de Viseu está a AE Mundão. A equipa do AE Mundão vai lutar com CTM Mirandela na primeira eliminatória. Mundão é constituida por Leonor Marques, Maria Ivone Marques, Mariana Rodrigues, Mónica Almeida, Linda Leitão, Maria Inês Fernandes, Maria Gonçalves Marques e Goreti Botelho.